Desde 2003, o dia 24 de abril homenageia um dos pratos mais presentes na vida do brasileiro: o churrasco. Seja nas portas de estádios de futebol, em confraternizações com amigos e familiares ou em domingos de sol, a verdade é que não é preciso um motivo para se fazer churrasco, basta ter carvão, grelha e um bom corte de carne. A data comemorativa foi oficializada no Rio Grande do Sul e homenageia a criação do Centro de Tradições Gaúchas, fundado em 24 de abril de 1948.

Para celebrar, o Portal GOSTO sugere uma visita a um dos dez vencedores do Prêmio GOSTO 2016 na categoria Churrascarias. Confira abaixo:

Cordeiro do Barbacoa (foto: Reprodução)

1Barbacoa

O farto buffet de antepastos e saladas acompanha as carnes grelhadas. O nome da casa, aliás, é uma homenagem à grelha com a qual os portugueses foram recebidos no então Novo Mundo. Desde a sua criação, em 1990, já são seis casas no Brasil, uma na Itália e oito no Japão.

R. Doutor Renato Paes de Barros, 65, Itaim Bibi, São Paulo – SP, Tel.: (11) 3168-5522

2Corrientes 348

Desde 1997 instalado na Vila Olímpia, este restaurante com nome de tango argentino ganhou mais três endereços em São Paulo, um em Curitiba e um no Rio de Janeiro. Na cozinha, as carnes recebem cortes ao estilo porteño – destaque também para a esmerada carta de vinhos.

R. Comendador Miguel Calfat, 348, Vila Olímpia, São Paulo – SP, Tel.: (11) 3849-0348

Kobe bife do Dinho's (foto: Reprodução)

3Dinho’s

Fundada em 1960 como uma casa de lanches, a casa ganhou importância e virou referência absoluta, dentre as churrascarias da cidade. O restaurateur, o paulistano Fuad Zegaib foi quem lançou o churrasco de picanha no Brasil, em 1973. Ele continua tocando o negócio, ao lado do filho, Paulo Zegaib. A feijoada das quartas e sábados é uma das melhores da cidade.

Al. Santos, 45, Paraíso, São Paulo – SP, Tel.: (11) 3016-5333

Costelão bovino do Fogo de Chão (foto: Reprodução)

4Fogo de Chão

Definindo-se como “Império do Churrasco”, a rede conta com nove endereços no Brasil e 23 nos EUA, tendo feito sua estreia internacional no Texas. Serve bons cortes, com o sistema que marca sua origem: o espeto corrido.

Av. Moreira Guimarães, 964, Indianópolis, São Paulo – SP, Tel.: (11) 5056-1795

Cordeiro do NB Steak (foto: Reprodução)

5NB Steak

Na rede do empresário gaúcho Arri Coser, apenas picanha e fraldinha circulam pelo salão no espeto. Os outros cortes são à la carte. O sistema vale também para os acompanhamentos, já que não há buffet. Os clientes recebem um cardápio e indicam suas preferências. É o rodízio evoluído, de última geração. Sucesso de público, já tem três unidades em São Paulo e mais três em Porto Alegre.

Av. Vereador José Diniz, 3864, Campo Belo, São Paulo – SP, Tel.: (11) 5093-6006 (matriz)

Bife Pobre Juan, corte especial do Pobre Juan

6Pobre Juan

Criada em 2004 com a unidade da Vila Olímpia, a casa já conta com onze endereços, tendo se expandido para Brasília e Curitiba. A aposta são cortes nobres assados na parilla, com resultados sublimes.

R. Comendador Miguel Miguel Calfat, 525, Vila Olímpia, São Paulo – SP, Tel.: (11) 3845-4965 (matriz)

T-bone do Rodeio

7Rodeio

Desde 1958 na região dos Jardins, o Rodeio, fundado pelo saudoso Roberto Macedo, não se prende à tradição, tendo se modernizado e mantido o brilho ao longo do tempo. Abriu, inclusive, uma filial no Shopping Iguatemi. Sua clássica picanha fatiada é preparada na frente do cliente. Outro prato renomado é o arroz biro-biro, ícone paulistano, criado ali.

R. Haddock Lobo, 1498, Jardim Paulista, São Paulo – SP, Tel.: (11) 3474-1333

Queen Bife do Rubaiyat

8Rubaiyat

Referência nacional e internacional quando o assunto são cortes grelhados servidos à la carte, a casa possui atualmente quatro unidades em São Paulo, uma no Rio e quatro no exterior:  México, Argentina, Chile e Espanha. Baseia sua tradição no conceito “fazenda ao prato”. No comando da operação se encontra hoje o competentíssimo Belarmino Fernandez Iglesias Filho.

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2954, Jardim Paulistano, São Paulo – SP, Tel.: (11) 3165-8888

T-Bone do Templo da Carne Marcos Bassi

9Templo da Carne Marcos Bassi

Corria 1979 quando o querido Marcos Bassi transformou sua central frigorífica de carnes em uma churrascaria em pleno coração italiano do Bixiga – e fez história. A maminha que salta da grelha é inequivocamente um dos melhores cortes do país. A fraldinha idem. Falecido em 2013, o Bassi deixou o comando para a família, que perpetua sua tradição.

R.Treze De Maio, 668, Bela Vista, São Paulo – SP, Tel.: (11) 3251-1488

Short Rib do Varanda Grill

10Varanda Grill

E lá se vão duas décadas em que o Varanda apresenta seus impecáveis steaks. A primeira unidade surgiu no Jardim Paulista mas, o proprietário, Sylvio Lazzarini, restaurateur  arrojado, abriu outras unidades, desde então. Na cozinha, seu filho, o chef Fábio Lazzarini, explora uma matéria prima de grande qualidade e apresenta receitas da cozinha moderna, não necessariamente à base de carne.

R. General Mena Barreto, 793, Jardim Paulista, São Paulo – SP. Tel.:(11) 3887-8870

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA