3 apaixonantes massinhas recheadas

A coluna de estreia de Catharine Carvalho fala de três endereços para matar a fome em SP com comidinhas diferentes e leves

0
1392
Gallete da Ami Crêperie (Foto: Reprodução)

Quando pensamos em comidas rápidas francesas logo vêm à cabeça os populares crepes. Quando estudei em Paris, as barraquinhas de crepe se multiplicavam e era o jeito mais gostoso de comer algo rápido.

Porém, a habilidade indiscutível de combinar massas fininhas com uma variedade abundante de recheios não é uma exclusividade do crepe! Ainda na França, temos na região da Bretanha uma versão diferente do crepe, as galletes, feitas com massa de trigo sarraceno, que não contém glúten e confere a elas um tom mais escuro. Na Itália, prevalecem as piadinas, pão típico italiano bem fino e crocante, originário da região da Emilia Romagna. Já para os holandeses a ordem do dia é a pannenkoeken, que é uma massa um pouco mais grossinha que o crepe e que vem aberta como uma pizza.

A notícia boa é que você não terá que voar até a Europa para prová-las! Fiz uma lista com 3 restaurantes em São Paulo que tive a oportunidade de visitar e que servem essas viciantes e apaixonantes massinhas com recheio para todos os gostos:

1
Foto: Divulgação

Sarrasin / Ami Crêperie

O único restaurante em São Paulo especializados em galette possui duas unidades: uma no Shopping Vila Olímpia, que serve as galettes e pratos de bistrô, e a outra na Alameda Lorena, que serve apenas as galletes e recentemente mudou de nome para Ami Crêperie. Para experimentarmos vários sabores, de entrada pedimos um mix de cestinhas de galette, nos saberes duo de cogumelos com queijo de cabra, ratatouille com queijo pont l’évêque e brie com geleia de damasco. De principal, comemos uma gallete chamada Rimbaud, que é recheada de picadinho de filé ao molho gorgonzola e ovo, e outra chamada de Voltaire, opção agridoce que vem com figos caramelizados no vinho do porto, queijo de cabra, copa de javali defumada, farofa de nozes e redução de balsâmico aromatizado com café. Ambas muito gostosas e servidas com uma saladinha temperada com gostinho francês da mostarda Dijon. De sobremesa fomos de Balzac, cestinha de crepe com nutella, sorvete de baunilha, calda de chocolate e crocante de sarraceno caramelizado.

Sarrasin – Shopping Vila Olímpia, Loja 119B – Vila Olímpia, São Paulo – SP l Telefone: (11) 4119-1655

Ami Crêperie – Alameda Lorena, 1655 – Jardim Paulista, São Paulo – SP l Telefone: (11) 3031-1594

2

Via Emilia Piadineria

Essa casa especializada nas piadinas está localizada na Rua dos Pinheiros, famosa pela diversidade no quesito gastronomia. Abrimos os trabalhos com a entrada que tem a maior saída, a linguiça artesanal salteada com cebola acompanhada com piadina. No prato principal, dentre os tentadores sabores, experimentamos a piadina Villanova, recheada de costela de porco com chutney de tomate e rúcula, e a Forli, que vem com peito de frango assado em pedaços, lascas de queijo tipo grano padano, crispy de bacon, maionese e alface americana. As piadinas vêm acompanhadas ou de salada verde ou chips de tubérculos. Optamos pelos chips que são extremamente viciantes e combinam muito bem com as piadinhas. Finalizamos com uma sobremesa diferente e saborosa: bolo mousse de chocolate com calda de gengibre e manjericão.

Rua dos Pinheiros, 537 – Pinheiros, São Paulo – SP

Telefone: (11) 3062-2437

3
The Dutch Pancake (Foto: Reprodução)

The Dutch Pancake

Especializado nas pannenkoeken, as tradicionais panquecas holandesas, este restaurante localiza-se no bairro Itaim Bibi e também é a única casa especializada nessas belezuras em São Paulo. Tem que experimentar! Aceitamos o couvert que consiste no Bitterballen, um croquete holandês que vem acompanhado de mostarda escura e mostarda com mel. Pensamos em pedir a Erwtensope, sopa de ervilha com linguiça muito tradicional dos Países Baixos que também sou fã. Voltarei para experimentar! De opção de prato principal experimentamos a pannenkoeken Franse, que vem com queijo brie, bacon, maçã e mel, e a Belgische, recheada com blue cheese, picadinho de filé, espinafre e cebolas caramelizadas. Na hora de escolher a sobremesa ficamos em uma dúvida sem fim frente a tantas combinações maravilhosas e ainda a possibilidade de montar a sua pannenkoeken personalizada (o mesmo se aplica às salgadas). Acabamos optando por experimentar a Romeu & Juliet, de goiabada cascão com sorvete de queijo.

Rua Pais de Araújo, 119 – Itaim Bibi, São Paulo – SP

Telefone: (11) 3758-4991

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA