O sonho, doce de massa fofinha, fartamente recheado e polvilhado com açúcar, tem origem incerta. Alguns acreditam ser a Alemanha o berço desse quitute. Mesmo em padarias de origem portuguesa, se notará que há um doce muito similar ao nosso sonho que se chama Bola de Berlim. Em terras tupiniquins ele sofreu algumas modificações e ficou tradicionalmente conhecido pelo seu recheio de creme de baunilha, sendo presença garantida em todas as padarias.

Apesar da abundante variedade de lugares que servem o docinho, apresento-lhes 3 que são imperdíveis, cada um se destacando por uma característica. Bons sonhos!

Requinte: o sonho feito na hora

Há um tempo o meu primo insistia para eu conhecer esse lugar. Que bom que eu fui porque vale muito a pena! É o conceito de sonho fresco elevado a outro patamar. Eles fritam e recheiam o sonho na sua frente, na hora, quentinho e delicioso! Muito legal assistir ao processo todo tão de perto, normalmente escondido nas cozinhas. A Requinte oferece de tudo, até por isso se denomina centro gastronômico e não padaria. Tradicionalíssima na zona leste, está na quarta geração da família, que continua a atrair uma legião de fãs ávidos a se deliciar com os famosos sonhos. Feito na frente do freguês todos os dias, das 15 às 22:15h. Mas atenção! Eles fazem tanto sucesso que às vezes acabam, principalmente nos finais de semana.

Endereço: Av. Amador Bueno da Veiga, 1312 – Penha, São Paulo – SP

Telefone: (11) 2958-6965

Sonheria: o sonho gourmet

Dos mesmos donos da tradicional doceria Dulca, tem a mesma sofisticação e gostosura casa-mãe. Tudo começou com food bikes que deram tão certo que viraram uma linda casa nos Jardins. O local encanta pela decoração onírica, combinando perfeitamente com o doce de especialidade. Adoro casas que se focam em um item, pois é certeza de muitas variações maravilhosas de algo que já era bom. Primeiro você escolhe entre o sonho com massa tradicional ou de chocolate. Se a primeira escolha foi fácil, desafio é experimentar apenas um entre os recheios da casa como creme de baunilha, brigadeiro, doce de leite, coco, geleia de goiabada e gianduia. Além disso, sempre tem um sabor sazonal, que no momento é o de paçoca. Para finalizar, há opção de polvilhar seu sonho com açúcar e canela ou só açúcar. Achou que já estava bom? Agora eles oferecerem uma novidade genial: sonho recheado com sorvete! As opções de sabores são chocolate, nata, limão siciliano e framboesa com iogurte, podendo o sorvete ser combinado com os recheios tradicionais mais durinhos, o de doce de leite, gianduia, brigadeiro ou baunilha. Independentemente da escolha, o toque final fica por conta do charme da embalagem, fechada por um pregador com o nome da casa, que fica de brinde.

Endereço: Rua Bela Cintra, 2023 – Jardim Paulista – São Paulo – SP

Telefone: (11) 3082 0073

Padaria Benjamim: o sonho tradicional

Caso a ideia seja comer um sonho mais tradicional, uma ótima opção é ir até um dos 8 endereços da Padaria Benjamim na cidade de São Paulo. Muito do sonho brasileiro ser como é hoje se deve ao Sr. Benjamim Abraão, fundador e figura icônica da história das panificadoras brasileiras. A casa já se chamou Barcelona, Benjamim Abraão e agora apenas Benjamim. A qualidade com que o Sr. Benjamim regia o local é que não mudou, sendo agora conduzida pelo seu neto Felipe Abrahão. Caso queira minimizar as calorias, a Benjamim oferece, além do sonho convencional frito, a versão assada.

Endereço: Rua Maranhão, 220 – Higienópolis – São Paulo, SP

Telefone: (11) 3258-1855

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here