Sorvete…como lidar? Adorado por 100 entre 100 pessoas e perfeito para o verão! Na última década vivenciamos um aumento vertiginoso da exigência do público brasileiro com o seu sorvete. Há opções de sorveterias artesanais cada vez mais fantásticas e que deixam os sorvetes industrializados, respeitosamente, no chinelo. Mas fique atento porque muitas sorveterias que se dizem artesanais utilizam misturas pré-prontas e deixam o artesanal apenas para algumas etapas da produção. Já as 3 casas que indico são legitimamente artesanais, tendo como mantra os ingredientes de qualidade, frescos e sazonais, e a ausência de corantes, conservantes ou aromatizantes. Incrível também é que os sorvetes e até as casquinhas são feitos diariamente. Seja o tradicional gelato italiano, como é o caso da Davvero Gelato Tradizionale e da Le Botteghe Di Leonardo, ou o sorvete stricto sensu, como é o caso da Frida & Mina, o importante é ter um sorvete mais saudável, com menos açúcar e gorduras, mais cremoso e, acima de tudo, mais gostoso! A qualidade está em outro patamar e depois que provar, já aviso, não tem volta.

1. Davvero Gelato Tradizionale

A Davvero traz o genuíno gelato italiano em sua melhor forma. Por mais que você fique no balcão gastando incontáveis pazinhas para decidir qual sabor escolher, a verdade é que todos são deliciosos e provavelmente você terminará a prova mais indeciso do que começou. Então faço bom uso do portfólio rotativo e sazonal de cerca de 200 sabores para voltar sempre e experimentar cada vez um novo. Diferencial? Para mim a bolachinha feita de castanhas que vem espetada nos gelatos. Impossível não se apaixonar. A boa notícia é que ela também é vendida separadamente em um saquinho com 10 unidades. Já a casquinha possui opção de vir com chocolate belga por dentro (sim, é isso mesmo que você ouviu…). Tanto a casquinha quanto a bolacha são feitas na própria casa e na loja do Itaim é possível ver os funcionários com a mão na massa! Dentre meus sabores preferidos, o de uva é impressionante: uma sensação nítida que você está comendo uma uva maravilhosa, graças ao frescor dos ingredientes e à apurada técnica de preparo. O que falar de um sabor como o de crème brûlèe? A queridinha sobremesa francesa ganha sua versão em sorvete que conta com sua famosa crosta de açúcar queimado. Para os fãs de café, imagine um gelato com aquele aroma único misturado com fior di latte, chamado de Caffe Bianco, de cor branquinha por ser preparados por infusão com grãos de café não torrados. Vale a pena provar e “dar tilt” entre a visão e o paladar.

Unidade Itaim – Rua Pais de Araújo, 129 – São Paulo – SP. Tel.: (11) 38816552

Unidade Shopping Iguatemi – Shopping Iguatemi – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 – São Paulo – SP. Tel.: (11) 3034-1732

2. Le Botteghe Di Leonardo

A Le Botteghe é uma rede italiana que está com planos ambiciosos de internacionalização pelo mundo, sendo São Paulo a cidade escolhida como porta de entrada no Brasil. Prepare-se para uma viagem à Itália! A casa com janelas amarelas e toldo listrado tem uma pitangueira no interior e muita luz natural em um espaço amplo. Ainda conta com um parklet na frente, em plena Oscar Freire, o que faz do passeio de tomar um gelato vendo o movimento da rua uma vivencia muito agradável. Não deixe de provar o sabor menta, equilíbrio perfeito entre doçura e frescor! Para os amantes de vinho, a receita Zabaione é feita à base de ovos e vinho Marsala, combinação que pode parecer inusitada, mas que se mostra um grande acerto! Para facilitar na árdua escolha do sabor, a opção Contemplazione é um kit com três copinhos pequenos, e de quebra cria solução inédita para aqueles que não gostam quando os sabores colocados juntos se misturam. Além dos maravilhosos gelatos, o que mais gosto na casa são as variações de doces que são feitos com eles. O Stecchi é picolé com cobertura de chocolate e o Ghiaccioli picolé de fruta. Adoro também o Biscotti, sanduiche de sorvete com bolacha. Os Pralines, pequenas bolinhas de gelato envolto por uma camada de chocolate ao leite ou crocante, são minha opção para levar para casa, perfeitos para aquele docinho sem culpa depois das refeições. Importante lembrar que seu cachorro é muito bem-vindo na gelateria e não vai ficar babando vendo você se deliciar: o Peppino é o picolé feito para ele!

Unidade Jardins – Rua Oscar Freire, 42 – São Paulo – SP. Tel.: (11) 2528-2000

Unidade Itaim Bibi – Rua Bandeira Paulista, 387 – São Paulo – SP. Tel.: (11) 2528-3430

Unidade Higienópolis – Rua Armando Penteado, 56 – São Paulo – SP. Tel.: (11) 2532-0376

Unidade Alphaville Shopping Iguatemi Alphaville – Alameda Rio Negro, 111 – Barueri – SP. Tel.: (11) 4191 4349

3. Frida & Mina

O movimento dessa sorveteria é intenso sempre! O sucesso é totalmente justificável quando se experimenta os sorvetes Frida & Mina. Grandes chances de quando você for na casa sentir um aroma delicioso no ar dos cones sendo feitos na hora nas máquinas da cozinha envidraçada anexa ao salão. Também é possível flagrar os sorvetes sendo preparados por uma equipe muito atenciosa e descolada. A ideia do casal de donos era resgatar os métodos artesanais de se fazer sorvete, com produtos naturais e priorizando os orgânicos. A inspiração aqui não é italiana, mas sim brasileira. Todos os sabores são nomeados no nosso bom português e têm textura mais consistente do que os gelatos italianos. O que faz mais sucesso é o crocante de macadâmia. A fartura dessa noz perfeitamente tostadinha faz desse sorvete um pecado. Mas o meu preferido é o de erva cidreira! Só provando mesmo… O de morango com vinagre balsâmico sai do convencional e é agradável surpresa. A casa em si é um mimo, desde os enfeites com flores naturais, até a torneira de água potável de cortesia. Fica em uma esquina à sombra das árvores e os clientes podem se sentar nos bancos externos de madeira. Tão agradável que a vontade de quero mais ganha uma forcinha com o cartão fidelidade: a cada 5 sorvetes, o 6º sai de graça. Nos dias frios, a casa ainda faz brownies fresquinhos para escoltar os sorvetes.

Endereço: Rua Artur de Azevedo, 1147 – São Paulo – SP. Tel.: (11) 2579-1444

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here