5 cervejas (bem) acessíveis para combinar com receitas famosas

0
1640

Rótulos conhecidos, disponíveis em muitas redes de supermercado e lojas especializadas, são uma excelente porta de entrada para investigar o mundo das cervejas. Difícil é combinar as bebidas e os pratos – um erro pode resultar em experiências nada agradáveis.

A pedido da REVISTA GOSTO, a sommelière Carolina Oda, da ICI Brasserie, dá algumas sugestões de como harmonizar pratos bem conhecidos com rótulos que podem ser encontrados com facilidade, a preços razoáveis. 

+ Cerveja Heineken ganha rótulo especial comemorativo.

+Pub O’Malley’s ganha restaurante.

Duvel 
Estilo: Strong Golden Ale
Bélgica
Harmonização: queijos amarelos, bacalhau, bobó de camarão
Seu nome é “diabo” em flamenco e não é por menos. Tem alto teor alcoólico, mas é fácil de beber. Um clássico, dourada, tem delicado amargor equilibrado com suave doçura e aroma frutado. Por ser refermentada na garrafa, a borra que fica no fundo não faz parte, necessariamente, da cerveja. É opcional bebê-la.

duvel

HB
Estilo: Helles
Alemanha
Harmonização: salsicha, bolinho de bacalhau
Da cervejaria de Munique, é clara, leve, refrescante. Na boca, o destaque é para o sabor do cereal, mas acompanhado de suave amargor do lúpulo.

HB

Way APA (American Pale Ale)
Estilo: American Pale Ale
Brasil
Harmonização: queijos adocicados, carne de porco, embutidos, castanhas
Boa opção para os fãs de amargor, passa por processo de “dry-hopping”, uma técnica para deixar os aromas do lúpulo em evidência. E o “American” no seu nome reflete o uso dos lúpulos bem aromáticos dos EUA, com características frutadas, cítricas.

way

Hoegaarden    
Estilo: Witbier
Bélgica
Harmonização: ceviche, peixe frito, casquinha de siri
Leva trigo, laranja e semente de coentro na receita. É ótima para o calor! Refrescante e cítrica, pode ser servida com uma rodela de limão siciliano.

hoe

Brooklyn Brown Ale 
Estilo: Brown Ale
EUA
Harmonização: hambúrguer, churrasco, carne de panela, sobremesa de chocolate ao leite
Cerveja cremosa, marrom, com o sabor dominado pelos sabores do malte, com notas de caramelo, chocolate e café. Ótima opção para quebrar preconceitos com cervejas escuras.

brooklyb

Serviço:
La Biere est ICI – 3 de março, às 19h
R$ 140 por pessoa
Reserva: www.foodpass.com.br
Telefone para contato: 3078-1313
ICI Brasserie: Shopping JK Iguatemi, Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, 3º piso, Vila Olímpia, São Paulo-SP.
www.icibrasserie.com.br