Se você é do tipo que troca qualquer programa por uma noite de Netflix, que tal renovar o cardápio com atrações voltadas à gastronomia? O Portal GOSTO selecionou cinco programas que chegaram à plataforma em 2017 e prometem conquistar seu paladar quando você se estender no sofá para uma maratona! Pegue a pipoca, confira os trailers e faça sua escolha (infelizmente, os teasers estão disponíveis apenas em inglês. O conteúdo na plataforma Netflix é em português!):

Chef’s Table

A produção original da Netflix chegou à terceira temporada. Com ela, foram lançados mais seis episódios que desvendam chefs como Virgilio Martinez, do restaurante Central, no Peru, e Jeong Kwan, do sul-coreano Chunjinam Hermitage. Com três indicações ao Emmy Awards 2016, a série do diretor David Gelb mostra bastidores das cozinhas de renomados restaurantes e se aprofunda nas referências de profissionais que renovam o cenário gastronômico mundo afora.

Feed the beast

O início com grandes camarões sendo grelhados em uma panela, lagosta sendo cozida em outra, e risotto, preparado em uma última, mostra a que a série veio: retratar o universo do food service. Tommy, sommelier viúvo e alcoólatra vivido por David Schwimmer, e Dion, chef apaixonado interpretado por Jim Sturgess, decidem abrir um restaurante. A localização? O Bronx, bairro no norte de Nova York que, aos poucos, se desfaz do estigma da pobreza e ascende econômica e socialmente. Porém, a região mantém uma tradição de máfia e os sócios têm de enfrentar dívidas e outros obstáculos para manter uma casa de qualidade.

Decanted

O documentário de 2016 traça a rota do vinho no californiano Vale da Napa, retratando a produção da bebida e a história das pessoas que dele participam. As imagens aéreas da região aparecem junto a explicações sobre condições geográficas e vulnerabilidade climática. Ao mesmo tempo, os produtores relatam as dificuldades do competitivo processo que envolve tradição, química, técnica e conhecimento. Boa pedida para quem quer se aprofundar nos meandros da elaboração de vinhos.

Prohibition

Essa vai para quem gosta de conteúdo e análise histórico-social: o documentarista Ken Burns pesquisou e reuniu material para produzir três episódios da minissérie que conta a história da aprovação da 18ª Emenda à Constituição norte-americana. A medida aprovou a lei seca, bem como seus efeitos sociais e legais. Burns aborda também a posterior revogação da lei seca, após protestos.

Sustentável

O documentário traz chefs, fazendeiros e demais profissionais da gastronomia para um debate sobre o movimento da cultura sustentável. A terra, as pessoas que nela trabalham e o que deve ser feito para que ela se sustente nas demais gerações são temas centrais do filme. A sua sutileza é partir do princípio que esse movimento já está em progresso e deve ser alimentado com soluções cada vez mais amigáveis com os recursos do planeta, o que elimina o negativismo criador de alarde comum nesse tipo de produção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here