É certo que não precisamos de motivos para comer pizza. Massa fina ou grossa com borda recheada, para comer com as mãos ou com talheres, no restaurante ou no conforto do sofá: não importa! Deliciar-se com um ou dois (ou três, ou quatro…) pedaços não tem hora nem dia marcado, e é um desejo que deve ser obedecido. Para te dar um empurrãozinho, está chegando o Dia da Pizza, celebrado em 10 de julho, e aqui selecionamos cinco casas que vão satisfazer sua vontade.

1. Pizza Romana do Eataly

Pizza Colosseu do Eataly (foto: Gustavo Delgado)

Para relembrar ou conhecer o gostinho da pizza romana, o Eataly inaugurou recentemente um espaço especializado na delícia típica da capital italiana. Conhecida e consagrada pela praticidade, a característica se mantém na nova estação do complexo gastronômico do Itaim. Ali, o cliente escolhe o tamanho do pedaço e o sabor que preferir e recebe seu pedido pronto para sentar-se ou passear pela loja.

São nove opções de sabores para adicionar à massa leve e crocante, todos batizados em homenagem a monumentos turísticos de Roma. A Fontana di Trevi, por exemplo, leva molho de tomate, mozzarella de búfala, berinjela e parmesão; e a margherita (molho de tomate, mozzarella de búfala, tomate e manjericão) foi transformada em Colosseo. O chef Marco di Roma é italiano nato e assegura a fidelidade da criação do Eataly.

Avenida Presidente. Juscelino Kubitschek, 1489, Itaim Bibi, São Paulo – SP. Tel.: (11) 3279-3300 

2. Viena Delish

Pizza Carbonara do Viena Delish

Inaugurada há sete meses, a loja-conceito da rede Viena apresenta pé direito alto, mesas coletivas, um empório de ingredientes especiais e que preza por ingredientes de pequenos produtores. Há um bar que zela pela coquetelaria de alta qualidade, uma cozinha à vista do cliente, uma hamburgueria e, é claro, um balcão para deliciar-se com as pizzas e sanduíches oferecidos.

O chef Du Cabral (ex-Eataly), responsável pelo cardápio, faz pizzas individuais, com massa de longa fermentação natural, que são assadas na hora em forno à lenha. Para celebrar a data, uma das possibilidades é degustar, no almoço ou no jantar, uma versão Carbonara de pizza, elaborada com pancetta, queijo pecorino, ovos e manjericão. Para harmonizar, basta passar no bar e pedir um dos drinks de Alex Zemczak (ex-Isola), que prepara bebidas refrescantes o suficiente para combinar com um disco redondo de massa.

Shopping Iguatemi – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, Jardim Paulistano, São Paulo-SP, loja 6A. Tel.: (11) 3815-4933

3. Bráz Elettrica

Calabrese Picante, da Bráz Elettrica (foto: Bruno Geraldi)

O pizzaiolo Anthony Falco (que trabalhou por anos na Roberta’s, pizzaria descolada no nova-iorquinp bairro de East Williansburg) demorou algum tempo para pensar nos nove sabores para as pizzas da Elettrica, nova casa da Bráz Trattoria. Foram algumas vindas a São Paulo, mas ele conseguiu casar seu conhecimento de Nova York, o jeitinho paulistano e os fornos elétricos, de onde vem o nome da casa, bem como as técnicas de Nápoles para criar pizzas de tamanho individual, dividas em quatro pedaços e feitas para comer com as mãos.

Do almoço ao pós-balada (já que o local abre diariamente ao meio-dia e, às sextas-feiras e sábados, o funcionamento se estende até às 4h), vale experimentar as clássicas com toque autoral: margherita, que tem três tipos de queijo – búfala, mozzarella e grana padano; calabresa, que é picante; e portuguesa elettrica, cujas cebolas são caramelizadas e a massa recebe um fio de gema de ovo após assada. Para combinar com as pizzas leves e que têm opções integrais, destaque para a cerveja da casa, de estilo lager e produzida artesanalmente, com notas cítricas que a tornam refrescante. Uma boa notícia para os vegetarianos é que cinco das nove opções do descolado endereço de Pinheiros são livres de carne.

Rua dos Pinheiros, 220, Pinheiros, São Paulo – SP. Tel.: (11) 3061-5132 

4. Maremonti

Pizza do Maremonti

Reconhecido pela produção de pizzas napolitanas, o Maremonti passa a oferecer as receitas também no almoço, já que, como lembra o sócio-proprietário da casa, Arri Coser, “não há hora certa para se comer uma boa pizza em lugar nenhum do mundo”. Feitas com ingredientes diretamente importados da Itália e assadas em forno a lenha, elas podem ser pedidas em todos os sabores, da tradicional margherita à zucchini, com abobrinha grelhada, queijo brie e parmesão.

Em 2016, a casa foi certificada de que suas pizzas seguem o padrão de Nápoles pela Associação de Pizzas Napolitanas (Associazione Pizzaiuoli Napoletani). Com isso, fica firmada a autenticidade das receitas do local, que têm, massa média e borda alta e macia. A visita vale tanto para provar o gostinho napolitano, como para conhecer alguns dos 23 sabores, que vêm em tamanho individual, como manda a tradição.

Rua Padre João Manuel, 1160, Jardim Paulista, São Paulo – SP. Tel.: (11) 3085-1160 e outros nove endereços 

5. Vica Pota Pizzaria e Forneria

Pizza Higienópolis, da Vica Pota

De 9 a 23 de julho (de domingo a domingo, dia tradicional de pizza em São Paulo), o Organic Food Fest organiza o 1º Festival de Pizzas Orgânicas. Durante o período, dez casas vão oferecer, para o jantar, sabores exclusivos a preços fixos. Cada pizza do festival terá pelo menos 50% dos ingredientes de origem orgânica, proveniência agroecológica ou de pequenos produtores.

A Vica Pota preparou uma pizza em homenagem ao bairro em que está localizada, Higienópolis, feita com molho de tomate, mozzarella de búfala, tomate sem pele, azeitonas pretas e manjericão. A casa, fundada por ex-funcionários da Camelo, já faz pizzas com farinha integral e sem glúten, e agora mergulha mais fundo no universo saudável. Sua massa fina conquista a clientela desde 1996, seja no salão com vista para o Parque Buenos Aires, seja no serviço delivery.

Rua Alagoas, 549, Higienópolis, São Paulo – SP. Tel.: (11) 3825-5512

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA