5 restaurantes para conhecer no Rio

0
1151

1. Olympe

Inaugurado há mais de 30 anos, o restaurante do chef a apresentador de TV Claude Troisgros é um marco na cidade. Da cozinha da casa de tijolos à vista no Jardim Botânico saem pratos feitos com produtos brasileiros, como batata baroa, maracujá, açaí e mandioca, submetidos à precisão da técnica francesa. Um exemplo já clássico desse brilhante encontro é a terrine de foie gras e pupunha, com rapadura e sal negro do Havaí.

Rua Custódio Serrão, 62, Jardim Botânico. Tel.: (21) 2539-4542

+ Veja guia do Boni para a gastronomia carioca. 

2. Roberta Sudbrack

O restaurante da chef Roberta Sudbrack fica em um sobrado a uma quadra da Lagoa Rodrigo de Freitas e é um dos mais disputados da cidade. Produtos esquecidos pela alta gastronomia, caso do chuchu e maxixe, brilham nas mãos da experiente chef – durante o governo FHC, Sudbrack comandou a cozinha do Palácio da Alvorada. No menu degustação da casa, pode-se encontrar o quiabo defumado em camarão semicozido e a carne de sol na brasa com couve-flor chamuscada e chá de jaca fermentada.

Avenida Lineu de Paula Machado, 916, Jardim Botânico. Tel.: (21) 3874-0139

3. ORO

A cozinha contemporânea – e molecular – do chef Felipe Bronze é também inspirada na brasilidade: a proposta é levar o comensal a uma viagem pela Amazônia, Cerrado, Caatinga e os rios de água doce do Brasil. No ambiente moderno do restaurante, prepare-se para surpresas gastronômicas com ares de ilusionismo, como a espuma de cocada, que espalha a fumaça de nitrogênio líquido pelo salão.

Rua Frei Leandro, 20, Jardim Botânico. Tel.: (21) 2266-7591

4. Lorenzo Bistrô

No pequeno restaurante familiar encontra-se um misto das cozinhas francesa e italiana. Com precos mais modestos que os outros indicados aqui, no Lorenzo é possível comer aspargos com presunto de Parma, queijo grana padano e redução de balsâmico  ou um bacalhau coberto por molho de passas brancas e cebolas confitadas com purê de batata e alho-poró crocante, prato criado em homenagem ao chef francês Joël Robuchon.

Rua Visconde de Carandaí, 2, Jardim Botânico. Tel.: (21) 2294-7830

5. Reserva T. T. Burger

Quem prefere uma refeição mais descompromissada pode tentar essa hamburgueria, que acaba de inaugurar uma nova unidade na Barra da Tijuca. Comandada pelo chefThomas  Troisgros, a casa descolada serve somente um tipo de hambúrguer, um blend de acém, fraldinha e contrafilé. O cliente pode escolher os complementos ou pedir logo o completo: 180 gramas de carne, queijo meia cura, tomates, alface, picles de chuchu e pão de batata doce, produzido na comunidade do Complexo do Alemão.

Nova unidade Barra da Tijuca: Avenida Olegário Maciel, 460 – loja D. E mais dois endereços, no Arpoador e no Leblon.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA