Academia Barbante de Cerveja, novo polo de educação e cultura cervejeira

0
714

Um novo polo de educação e cultura cervejeira no país acaba de ser inaugurado em São Paulo. A Academia Barbante de Cerveja nasceu com o objetivo de reunir, aprimorar e disseminar conhecimento sobre este universo. Formada por um grupo de profissionais com vasta experiência, a ABC representará de forma inédita diversas escolas do segmento, incluindo a Word Brewing Academy (WBA), entidade composta por duas renomadas escolas: Doemens Akademie de Munique e o Siebel Institute of Technology de Chicago. Além dos cursos internacionais, como o Intensivo em Tecnologia Cervejeira WBA/Siebel, a formação de Sommelier de Cervejas da Doemens e o de análise sensorial da FlavorActiV, a ABC também ministrará cursos próprios, palestras e workshops envolvendo cerveja e gastronomia, em parceria com diversas empresas e profissionais do setor. Serão oferecidos ainda cursos em parcerias com escolas nacionais, como os cursos livres da Science of Bier (Beer Service, Beer Talk, Malt Talk, Yeast Freaks e Hops on Top), dentre outros.

O espaço abrange sala de aula com infraestrutura completa e lounge para degustação e, em breve, contará com bar, cozinha show e uma exclusiva nano cervejaria experimental triblock de ponta da Egisa. Toda esta plataforma também estará à disposição para realização de eventos, lançamentos de mercado e testes de produção para diversos micro cervejeiros e profissionais da área. A segunda sede, já em construção, ficará em Belo Horizonte e há previsões para inauguração de mais uma unidade paulista e outra no Rio de Janeiro, além de parcerias com outras escolas e centros de eventos em diversas cidades para capilarizar ainda mais a educação cervejeira em todo o país.

Destaques

O ABC sediará o IV Beer Sommelier World Championchip, campeonato mundial bienal de sommeliers de cerveja, que será realizado pela primeira vez no Brasil no dia 18 de julho, com prova final ao vivo, no fim do dia, na Feira Degusta Beer & Food. Na ocasião, os 25 melhores colocados do Campeonato Nacional de Sommeliers, promovido em março pelo Instituto da Cerveja, terão a oportunidade de competir com os finalistas mundiais e quem sabe novamente garantir para o Brasil um lugar no pódio. Na última edição, em 2013 em Munique, Alemanha, a sommelière Tatiana Spogis Taunay conquistou o terceiro lugar e trouxe os holofotes para o nosso país, que acabou escolhido como sede do evento este ano. A especialista é, inclusive, uma das idealizadoras da ABC junto com o empresário Marcelo Stein, pioneiro na importação de cervejas especiais no país, que contaram com o vital apoio da grande mestre cervejeira e sommelière Cilene Saorin.

O curso inaugural de formação de Bier Sommeliers Doemens na ABC começa em abril, no formato intensivo, será ministrado por Katia Jorge, Cilene Saorin e Tatiana Spogis, consideradas estrelas da educação e disseminação cervejeira no Brasil. As inscrições, já abertas, estarão restritas a somente 28 alunos, para garantir a qualidade do ensino. A grade de cursos e palestras nacionais e internacionais que serão oferecidos criará uma oportunidade única de formação modular e multidisciplinar, atendendo a demanda tanto de profissionais e técnicos já em atuação na área, como de novos profissionais e consumidores em busca de conhecimento e entretenimento.

Marcelo Stein explica que enquanto buscava uma nova sede para expansão de sua importadora, a Bier & Wein, encontrou um imóvel excelente, mas além de suas necessidades, e vislumbrou ali a oportunidade de realizar o sonho de contribuir mais diretamente com a educação cervejeira. “Já somos apoiadores das mais diversas escolas de cervejas do Brasil. Poder usar parte de nossas instalações para sediar uma Academia Cervejeira é muito gratificante.” Mais informações sobre a Academia, calendário de cursos e valores no site: www.academiabarbante.com.br ou através do e-Mail: abc@academiabarbante.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA