Aqueles que aguardam ansiosamente pela sobremesa costumam enfrentar um momento de extrema indecisão. Entre muitas tentações, qual escolher? E se nesse exato momento, sua companhia resolve dizer que só quer um cafezinho? Pior ainda, afinal vai por água abaixo até a possibilidade de provar também um pouquinho de outra sobremesa. E mesmo assim, duas escolhas ainda podem não saciar tantas dúvidas e desejos. Então aparecem alguns menus mágicos que permitem provar porções menores de muitas! Sem precisar negociar escolhas com mais ninguém.

Como ardorosa fã de boas sobremesas, encontrei alguns endereços bem interessantes que proporcionam esse momento especial em que se pode confrontar sabores e texturas de diferentes receitas num único pedido de sobremesa. Que essa tendência vai fazer muitas pessoas mais felizes, além de mim, eu tenho certeza.

1MoDi

Depois de passarem muito tempo confinados às grandes festas típicas da comunidade de imigrantes italianos, os cannoli ganharam outros espaços e têm marcado presença em vários renomados endereços da cidade. O chef Diogo Silveira, responsável pela cozinha, incluindo as sobremesas do restaurante MoDi, traz os cannoli para estar entre as opções do ‘gran finale’, depois de outras tantas delícias que o menu da casa oferece. Mas para não desapontar os que poderiam ficar na dúvida sobre o melhor recheio, eles chegam à mesa num magnífico trio: queijo de cabra com pistache, frutas vermelhas e chocolate. A massa chega sempre super crocante, como manda a tradição desses canudos de massa frita e recheada, originários da Sicilia, ilha do sul da Itália.

Rua Alagoas, 475, Higienópolis, São Paulo-SP. Tel.: (11) 3823-2663 e 3823-2664

2Felix Bistrot

Quem mora na grande São Paulo pode curtir uma ida até o Felix Bistrot, na Granja Viana, município de Cotia, como um agradável passeio. Quem procura uma boa cozinha francesa não vai se decepcionar. E quem sonha em poder comer várias, muitas, opções de sobremesas, vai achar que chegou ao paraíso, afinal vai poder provar sete delas juntas, em um único prato. Até o nome dado a essa degustação é um charmoso convite: La Grande Farandole du Felix Bistrot (farandole pode ser traduzido como girândola ou até como miscelânea). Você vai poder se deliciar com torta de maçã, terrine de três chocolates, creme brûlée, Paris Brest, petit gâteau, mil folhas e nougat glacê. Achou um exagero? Se você se contenta com menos, existe a Petit Farandole, na qual o cliente escolhe apenas três das sete sobremesas.

Rua José Félix de Oliveira, 555, Granja Viana, Cotia-SP. Tel.: (11) 4702-3555 e 4612-2339

3Tasca da Esquina

Uma cozinha criativa, mas que não abre mão das bases da tradição da gastronomia de seu país. É assim que o premiado chef Vitor Sobral conduz sua cozinha, aqui ou em Portugal. E na parte das sobremesas, no Tasca da Esquina, você vai encontrar uma opção em que o chef resolveu juntar alguns dos doces tradicionais com outros que têm sotaques de diferentes países. Um verdadeiro ritual de degustação, para ser saboreado com calma, a cada colherada, sem compartilhar com ninguém (afinal, eu não tenho tamanha grandeza num momento como esse). Ali estão a encharcada, um dos tantos doces conventuais de Portugal, à base de gemas cozidas em calda de açúcar e aromatizadas com canela; uma mousse de chocolate com geleia de jabuticaba e farofa de nozes caramelizadas; um creme queimado, ou seja, um creme brûlée, mas que leva leite de coco; e farófias, outro clássico da doçaria portuguesa, feito com claras em neve cozidas ao creme de leite aromatizado com favas de tonka (semente do cumaru) e canela.

Alameda Itu, 225, Jardim Paulista, São Paulo-SP. Tel.: (11) 3262-0033

4Le Bottethe di Leonardo

Kit Contemplazione, da Le

Se você gostou dessa ideia de trios, quartetos ou mais, a tendência se faz presente mesmo fora das sobremesas nos restaurantes. Que tal um trio de gelato italiano? Achou que não tem nenhuma novidade nisso? Então você está pensando nas antigas casquinhas que misturam mais de uma opção e um sabor invade o outro, e de repente você já não sabe direito que gosto tem seu gelato. Nada disso. Le Botteghe di Leonardo tem um jeito inteligente de satisfazer seu triplo desejo: o Kit Contemplazione. São três mini copinhos para você poder escolher seus sabores e mantê-los intactos. Você vai do gelato de limão siciliano com gengibre ao cremoso marron glacê, passando pelo cupuaçu, sem que um interfira no outro, ou seja, permite escolher sabores que não combinariam muito se fossem colocadas na mesma casquinha. E se quiser seguir a dica do mestre gelataio, comece pelo de sabor de menta.

Rua Oscar Freire, 42, Jardins, São Paulo-SP. Tel.: (11) 2528-2000

5Ráscal

Trio de minidoces do Ráscal (foto: Roberto Seba)

Além de ser uma marca associada a uma cozinha de qualidade, onde todo o processo é artesanalmente realizado em cada um dos seus 12 endereços, o Ráscal também ganhou reconhecimento por algumas sobremesas clássicas como sua escultural torta de maçãs, além de outras opções de doces e sorvetes, sempre em tamanhos bastante (muito) generosos. Agora, várias sobremesas do cardápio passaram para uma versão mini e podem formar um trio conforme a preferência do cliente. Entre elas estão o crème brûlée, o cheesecake com calda de morango ou goiaba, o pudim de leite e o tiramisù. Devo dizer que é possível pedir também apenas um dos minis, ou contar que a sugestão da casa é pedir o trio para compartilhar. Sinceramente? Adorei pedir o trio só pra mim (e poder escolher outras combinações a cada vez que se vai lá).

Shopping Iguatemi SP – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232, Jardim Paulistano. Tel.: (11) 3816-3546

Falando em tantas possibilidades para um único pedido de sobremesa, deu vontade de um doce?  Então veja o filme e acompanhe a receita do pudim de leite do Ráscal.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA