Creme e spaghetti de abobrinha com sorbet de tomate

0
634

Por Kim Neves
Foto António Rodrigues

Rende 4 porções

Sorbet de tomate
2 tomates italianos
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho bem picado
1/2 cebola roxa em cubos
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Creme de abobrinha
1 dente de alho picado
1/4 de xícara (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de azeite
4 abobrinhas
Sementes de cardamomo a gosto
Sal a gosto

Spaghetti de abobrinha
1 abobrinha
2 colheres (sopa) de manteiga

Creme azedo
125 ml de creme de leite fresco gelado
1/2 limão
1 colher (chá) de salsinha picada
Sal a gosto

Sorbet de tomate
1. Retire a pele e as sementes dos tomates. Passe-os pela peneira fina e reserve.
2. Faça um refogado com o azeite, o alho e a cebola roxa. Espere a cebola murchar e acrescente o tomate peneirado. Tempere com sal, pimenta e cozinhe por mais alguns minutos. Passe tudo pelo mixer e cozinhe novamente.
3. Coloque esse creme de tomate em forminhas de silicone em formato de cubos e leve ao freezer para que o sorbet endureça até o momento da montagem.

Creme de abobrinha
4. Faça um refogado com o alho e a cebola no azeite já aquecido. Reserve.
5. Corte as abobrinhas em cubos, dispensando as sementes e cozinhe-as em água fervente, com um pouco de sal, por 3 minutos .
6. Misture os cubos de abobrinha e um pouco da água do cozimento ao refogado que estava reservado. Adicione algumas sementes de cardamomo e bata tudo no mixer ou no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Coe para que o creme fique mais liso e fino. Reserve.

Spaghetti de abobrinha
7. Corte a abobrinha ao meio no sentido longitudinal e descarte as sementes. Fatie finamente, em julienne, obtendo assim os fios de spaghetti.
8. Em uma frigideira, derreta a manteiga em fogo baixo, cuidando para não queimar. Coloque o spaghetti de abobrinha e deixe cozinhar até que murchem. Tempere com sal e pimenta. Reserve.

Creme azedo
9. Na batedeira ou no liquidificador, bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly. Retire e misture o suco do limão, o sal e a salsinha. Reserve na geladeira.

Finalização
10. Desenforme os cubos de tomate.
11. Em pratos fundos, coloque um pouco dos fios de spaghetti.Em seguida disponha parte do creme de abobrinha, de modo a não cobrir totalmente os fios. Coloque sobre eles uma colherada de creme azedo e finalize com os cubos do sorbet de tomate. Sirva imediatamente.

SEM COMENTÁRIOS