Trajes típicos, quadrilhas, fogueiras, bandeirolas e fogos de artifício marcam a passagem das festas juninas, comemoradas no Brasil, desde o século 17. Comemorações semelhantes, com balões, danças e fogueiras, apontam para as festas pagãs durante o solstício de verão, no hemisfério norte. Na Idade Média, a Igreja transferiu as homenagens para alguns santos católicos, como Santo Antonio, São Pedro e São João, e as festividades foram incorporadas entre as manifestações de religiosidade popular, principalmente nos países ibéricos. Daí, com os portugueses chegando por aqui, explica-se a origem das nossas tradicionais festas juninas. E como toda boa festa, tem que ter muitos ‘comes e bebes’, que já não ficam restritos ao arraial e suas barraquinhas, nos festejos mais típicos. Muitos dos doces caipiras e bebidas criadas para esquentar o friozinho de junho inspiram chefs confeiteiros e gelaterias pela cidade.

Percorri um roteiro e selecionei algumas opções para quem quiser aproveitar a temporada de pé de moleque, doce de abóbora, milho verde, pamonha, vinho quente e quentão, de um jeito diferente e em qualquer horário, fora das festas. Mas essas delícias, embora remetam aos doces e sobremesas típicas, de caipira não têm nada!

1Senhor Pudim

Quentão individual da Senhor Pudim (foto: divulgação)

O chef confeiteiro desta casa, Marcos André Martins, especialista em pudins há mais de 30 anos, acaba de lançar o pudim de quentão para celebrar a temporada de festas juninas. A sobremesa é preparada com uma infusão de canela, cravo da índia e gengibre, especiarias características da bebida, incorporada aos tradicionais componentes do pudim, como o leite condensado, o leite comum e os ovos. Depois de assado, o pudim de quentão leva uma calda de caramelo também saborizada com as especiarias e cascas de laranja, além de um toque final de cachaça. Mas o menu junino não se restringe a esta opção. Sabores paçoca, coco cremoso, tapioca com coco, doce de leite, doce de leite com coco queimado e milho cremoso fazem parte da coleção especial deste mês. Todos os pudins da casa são encontrados em formas individuais, para consumo na loja ou para viagem, e em tamanhos para compartilhar, com 600 gramas, 1 e 2 quilos.

Senhor Pudim – Alameda dos Aicás, 471, Moema, São Paulo-SP. Tel.: (11) 5051-3632 e (11) 5051-6468

2Carole Crema Doces

Bolo de Santo Antonio da Carola Crema Doces (foto: divulgação)

A chef Carole Crema desenvolveu produtos inéditos para presentear ou adoçar as comemorações juninas, como os novos bombons, recheados de quentão ou coco com amendoim. Não poderiam faltar outras sugestões criativas, também inspiradas em doces típicos da data, como o pé de moleque macio, as barras de chocolate com pipoca ou paçoca com amendoim, saquinhos com a crocante pipoca caramelada com chocolate e o fudge de paçoca. Para as casamenteiras, duas boas opções: o bolo de Santo Antonio, de brigadeiro com paçoca, rodeado por uma fina casquinha de chocolate e decorado com fitas do Santo, ou uma lata especial para embalar bombons, com um pingente com a figura de Santo Antonio, que recebe tantas rezas e simpatias de quem busca o par perfeito.

Carole Crema Doces – Rua da Consolação, 3.161, Jardins, São Paulo-SP. Tel.: (11) 3088-7172

3Bartô Gelateria

Nas festas juninas, a pipoca não pode faltar. Por isso, a Bartô Gelateria fez uma parceria com a Pipó, marca de pipoca gourmet, para transforma seus gelatos em verdadeiros doces típicos dessas comemorações. Durante este mês, os clientes podem incrementar seus gelatos com cinco sabores de pipoca diferentes: paçoca, caramelo com flor de sal, canela caramelizada, caramelo, coco e noz pecan, e ovomaltine. Para facilitar, o chef gelataio Caio Prudente Corrêa sugere alguns sabores de gelato para harmonizar com as pipocas: bem casado, doce de leite e paçoca com nutella. As combinações com pipoca são montadas em um tamanho diferente: 360grs (pote grandíssimo).

Bartô Gelateria – Rua Itapura, 1.522, Tatuapé, São Paulo-SP. Tel.: (11) 2091-1994

4Davvero Gelato

Gelato de arroz doce da Davvero (foto: Tadeu Brunelli)

Desde sua inauguração, a Davvero Gelato costuma preparar novidades nos períodos de comemorações especiais. Esta é a 3ª edição de gelatos inspirados em doces das festas juninas e traz com um novo sabor: maçã do amor. Os clássicos, já consagrados nas edições anteriores, também estão de volta no mês de junho: arroz doce, curau, vinho quente, coco com doce de abóbora caseiro, doce de leite com pé de moleque, pipoca doce, paçoca com torrone de amendoim, tapioca e coco queimado. Quem quiser uma opção de sobremesa, para comer junto com um dos sabores de gelato, ainda pode pedir uma fatia de bolo de milho com coco.

Davvero Gelato Tradizionale
Rua Pais de Araújo, 129, Itaim Bibi, São Paulo-SP. Tel.: (11) 3881-6552
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, Térreo, Shopping Iguatemi São Paulo, Jardim Paulistano, São Paulo-SP. Tel.: (11) 3034-1732

5Chocolat Du Jour

Lata São João da Chocolat du Jour (foto: divulgação)

Os chocólatras não precisam rezar aos santos do mês. Eles já foram atendidos. A Chocolat du Jour também entra no clima das festas juninas dando um toque gourmet aos sabores típicos, inspirando a criação de uma coleção batizada de Arraial du Jour. Na Lata de São João, chocolates com milho krispis, pé de moleque coberto com chocolate e bombom paçoca. Estes mesmos chocolates podem ser comprados separadamente. As tradicionais trufas ganham a versão com recheio sabor quentão e um toque de gengibre na cobertura. Não poderia faltar a famosa lata de Choco Pop, a pipoca caramelizada, coberta com chocolate Au Lait, e o delicioso Choco Chaud, chocolate quente que vem com pedacinhos de chocolate. A marca dá uma dica especial somente para os adultos: acrescentar uma dose de quentão ao Choco Chaud. Por outro lado, pensando nas crianças, a Chocolat du Jour se inspirou nas brincadeiras presentes em todo arraial que se preze. Os Peixinhos au Lait, podem ser comprados em cartelas, em mini latas coloridas e no kit pescaria.

Chocolat du Jour
Rua Haddock Lobo, 1421, Jardins, São Paulo-SP. Tel.: (11) 3168.2720
Shopping Iguatemi – Piso Térreo; Shopping Cidade Jardim – Piso Térreo; e Shopping Pátio Higienópolis – Piso Vilaboim

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA