É possível combinar boa gastronomia italiana com dietas?

A mesma excelência gastronômica que dá reconhecimento ao amplo menu do Supra di Mauro Maia está presente em várias opções que atendem a algumas dietas especiais

0
765

Um prestigiado restaurante de gastronomia italiana, ganhador do Prêmio GOSTO 2016 como um dos 10 melhores de sua categoria. Uma cozinha executada por dois experientes chefs: o premiado Mauro Maia, que dá nome à casa e tem master em cozinha italiana pelo ICIF – Italian Culinary Institute for Foreigners (Costigliole d’Asti, Itália); e seu sócio e chef Rodrigo Bizzo, que antes de concluir seus estudos em gastronomia, na DCT University Center na Suíça, já tinha sido estagiário do próprio Mauro, aos 17 anos. Além de fazer por merecer todo esse reconhecimento pela qualidade que imprime ao executar uma gastronomia italiana moderna, sem perder suas raízes, o restaurante Supra di Mauro Maia ainda encanta os paladares mais exigentes em outras particularidades. É surpreendente a atenção dada à criação de pratos para os seguidores de dietas especiais. Uma página do menu, intitulada “Le paste per diete speciali” (as massas para dietas especiais)*, chega a reunir 11 incríveis opções.

Sem perder absolutamente em nada para as receitas que usam seus ingredientes originais, as sugestões vão desde pratos com 0% de lactose, vegetarianos, vegano, até uma massa identificada como dieta-leite-ovo-vegetariana. Nessa linha, provado e totalmente aprovado: Casonsei “Vegano” di Cortina d’Ampezzo alla Vaniglia e Papavero. A massa é extremamente fina, à base de farinha, sêmola e água (sem ovos), recheada com beterraba, batata e rabanete ralado e temperada com óleo de baunilha, sementes de papoula e raspas de limão siciliano. Nada do reino animal neste prato. E não faz falta alguma. É uma massa muito leve e com sabor equilibrado. Mas se sua dieta permitir ao menos ovo, o Pansoti di Pecorino (0% lactose) e Melanzana al Pomodoro e Basilico, também é uma excelente escolha. A massa é recheada com queijo pecorino fresco “0% lactose”, pasta de berinjela temperada e ciboulette picada. O molho é de tomates frescos semicrus e azeite de manjericão.

Tonno Fresco Al Pesto di Rucola, Cipolla Agrodolce e Crescione (foto: Tadeu Brunelli

Mesmo sem se preocupar com alguma das dietas restritivas, vale até fingir que tem restrições à lactose para pedir Gnocchi allo Spinaci con Salsiccia e Pecorino (0% Lattosio). Pequenos e leves gnocchi verdes, preparados com batata e espinafre, são servidos sobre um saboroso ragu de linguiça toscana. A finalização do prato fica por conta do queijo pecorino toscano “zero lactose” com maturação de 180 dias. E já que seguimos pelas dietas, a sobremesa escolhida foi a Mousse di Cioccolato alle Fragole “Diet”. A mousse é feita com chocolate Callebaut e é servida sobre uma geleia de morangos frescos, sem qualquer adição de açúcar.

Para os que apreciam uma boa gastronomia e não precisam se preocupar com nenhuma restrição, o menu do Supra di Mauro Maia é muito generoso na quantidade de opções. Para começar, uma boa escolha é o Tonno Fresco Al Pesto di Rucola, Cipolla Agrodolce e Crescione (pequena posta de atum apenas selada, servida com pesto de rúcula e acompanhada de cebola roxa agridoce e brotos de agrião). O toque especial fica por conta das raspas de limão siciliano e da flor de sal. Entre as massas, uma clássica, destaque consagrado da casa: Agnolotti dal Plin in Salsa di Arrosto. Massa piemontesa, recheada com vários tipos de carnes, verduras e ervas, servida ao molho de assado clássico.

Agnolotti dal Plin in Salsa di Arrosto (Foto: Tadeu Brunelli)

O Supra di Mauro Maia ainda pode atender desejos especiais. Antes de chegar ao belo salão, há uma charmosa rotisserie, com algumas opções de massas frescas, potes de molhos, grissinis de fabricação própria, massa seca italiana da mesma marca usada no restaurante. Tudo pronto para levar para casa.

(*) Pratos preparados para dietas com restrição a alguns ingredientes; não se destinam aos casos de intolerância.

Supra di Mauro Maia – Rua Leopoldo Couto de Magalhães Jr, 681, Itaim Bibi, São Paulo-SP. Tel.: (11) 3071 4473 /3167 5666

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here