Formidable Bistrot, do chef Pedro de Artagão, inaugura no Leblon

0
4360

Um bistrô autêntico, com alma francesa e menu onde brilham clássicos parisienses com toques pessoais do chef. Escargots, steak com fritas verdadeiras, terrines e charcuterie. A descrição, que poderia facilmente estar num guia de bistrôs de Paris, é do Formidable Bistrot, nova casa do chef Pedro de Artagão, no Leblon. Um verdadeiro bistrô de autor, onde as receitas levam toques brasileiros, tornando o espaço, portanto, um “bistrô franco-carioca”.

No cardápio, além dos pratos fixos, o chef sugere diariamente “formules” especiais. Faz também homenagens, como o “Gratin de macarroni”, receita que Jerome Bocuse, filho do chef Paul Bocuse, revelou a ele pessoalmente num almoço recente no Irajá. Zé Hugo Celidônio também será homenageado, com receita de escargot com coração de galinha na manteiga.

O quadro negro, uma referência que não poderia faltar na decoração, ocupa uma parede inteira do ambiente e apresenta sugestões do dia e ingredientes que traduzem a inspiração do chef em suas receitas. A carta de vinhos, elaborada pela sommélière Julieta Carrizzo, é toda focada em rótulos franceses biodinâmicos e conta com uma parceria com a marca Tattinger. Outro toque especial é a água filtrada oferecida com valor simbólico cobrada pela mesa, que pode ser normal ou gasosa.

O projeto é do arquiteto Maurício Nóbrega, que também assina a arquitetura do Irajá Gastrô. Com 40m², o Formidable Bistrot segue os moldes de um bistrô francês, mas com características bem cariocas. As portas de entrada e da cozinha se destacam no ambiente, feito em tons de cinza, pelo azul forte que lembra o mar. Um longo sofá também se espalha na casa e divide o espaço com outras mesas. O toque de intimidade e informalidade se dá pelo estoque aparente e a cozinha aberta. Apaixonado pelos projetos de seus restaurantes, o chef deu sugestões em tudo, desde a escolha das cores à ideia do grande quadro negro, que mostra os menus e produtos do dia.

Carioca, descendente de portugueses, Pedro de Artagão, 36 anos, à frente do Irajá Gastrô e do Formidable Bistrot, é hoje um dos principais representantes da gastronomia brasileira no Rio. Formado em Hotelaria, passou pelo Clube Gourmet, de Zé Hugo Celidônio, e pelo extinto Carême, de Flávia Quaresma, além de ter integrado a equipe de Roland Villard, no Le Pré Catelan. Foi na cozinha do Cordato, no Hotel Transamérica, na Barra da Tijuca, que teve a primeira experiência efetiva como chef, com atribuições criativas e executivas do dia a dia de um restaurante. Dali, foi convidado para assumir o Laguiole, restaurante do Museu de Arte Moderna (MAM), de onde saiu para alçar voo solo em seus próprios empreendimentos.

Serviço:
Formidable Bistrot – Rua João Lira, 148, Leblon, Rio de Janeiro/RJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here