Galinha assada

0
630

Por André Lima de Luca
Foto: Luiz Henrique Mendes

Rende 8 porções

Galinha
2 galinhas com cerca de 1,5 kg cada

Marinada
2 latas de cerveja
300 g de cebola roxa em rodelas
150 g de cenoura picada grosseiramente em cubos
80 g de salsão picado em cubos
3 ramos de alecrim
1 1/2 colher (sopa) de folhas de sálvia frescas
1 1/2 colher (sopa) de sal
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Alho assado
1 cabeça de alho média (50 g) inteira
1/4 de colher (chá) de alecrim ou tomilho fresco
1 fio de óleo extravirgem de oliva
1 pitada de sal

Manteiga de ervas
150 g de manteiga com sal em temperatura ambiente (amolecida o sufi ciente para ser amassada com as mãos)
1 1/2 colher (chá) de alecrim fresco picado
1 1/2 colher (chá) de sálvia picada
Raspas da casca de 1 limão siciliano (apenas a parte amarela)
O alho assado espremido (apenas a polpa)

Finalização
1 limão siciliano cortado em duas partes
A marinada (líquido e legumes)
1 colher (sopa) de mostarda de dijon

Galinha e marinada
1. Na noite anterior, coloque em um saco plástico as galinhas e os ingredientes da marinada. Feche bem, tirando o máximo de ar, para que a maior superfície possível das aves entre em contato com a marinada.

Alho assado
2. Em uma folha dupla de alumínio, coloque a cabeça de alho, o alecrim (ou tomilho), o fi o de óleo extravirgem e o sal. Feche bem e leve ao forno bem quente (220ºC), por aproximadamente 50 minutos, ou até que os dentes de alho estejam bem macios, quase em consistência de purê.

Manteiga de ervas
3. Quando a manteiga estiver no ponto de ser amassada com as mãos, junte-lhe as ervas, as raspas do limão e o purê de alho assado (basta espremer os dentes de alho com a mão, para que saiam como um purê).
4. Misture tudo muito bem.

Finalização
5. Preaqueça o forno em temperatura quente (180ºC)
6. Retire as galinhas do saco plástico, reservando a marinada para a finalização.
7. Seque-as (principalmente a cavidade interna), com papel toalha e vá desgrudando (parcialmente) a pele, empurrando-a cuidadosamente com a mão, para que se desprenda da carne sem romper-se.
8. Estenda parte da manteiga de ervas entre a carne e a pele das galinhas, espalhando bem. Reserve um pouco dessa manteiga para untar a parte externa.
9. Deposite o limão siciliano na cavidade das galinhas e amarre com um barbante as duas coxas, deixando-as bem próximas uma da outra.
10. Coloque em uma assadeira os legumes da marinada, sem o líquido, que deve ser reservado para o final. Sobre os legumes, disponha as galinhas e unte-as com a manteiga de ervas que sobrou.
11. Asse em forno já aquecido a 180ºC, por cerca de uma hora e 30 minutos, pincelando-as a cada 15 minutos com o líquido que se forma na assadeira.
12. Para testar o ponto do cozimento, espete um palito entre a coxa e o corpo das galinhas. Se o líquido que sair for claro, estará no ponto certo, se for rosado, a carne estará ainda crua.
13. Depois de assadas, retire as galinhas da assadeira e deixe-as descansar por aproximadamente dez minutos, cobertas com papel-alumínio.
14. Para preparar um molho final (molho gravy) leve a assadeira com os legumes ao fogo alto, adicione duas xícaras do líquido da marinada e uma colher de mostarda. Mexa bem por cinco minutos, ou até o molho começar a engrossar. Passe pela peneira e sirva separadamente, com as galinhas.