Praia só no verão? Os motivos para começar a romper esse costume podem ser os mais variados. Desde a simples paixão pelo cenário azul do mar, muito especial também sob o sol do inverno, até o fato do frio dessa nossa temporada ser ameno, computado em poucos dias durante todo o período da estação, já seriam bons argumentos para que esse destino continue interessante em qualquer época do ano. Mas ir para Maresias, praia do litoral norte de São Paulo, passou a ter uma atração extra, que faz valer a pena descer a serra em qualquer temperatura. Uma excelente cozinha vem sendo executada por um jovem chef no Guató Gastronomia, instalado no charmoso Hotel Maui Maresias. Murilo de Oliveira, ex-Master Chef, revela em seus pratos uma personalidade contemporânea e sofisticada, ao mesmo tempo muito ligada à correta aplicação de técnicas modernas e ao uso de ingredientes regionais.

Tudo traz a assinatura do chef Murilo de Oliveira, do café da manhã ao jantar. O dia começa com um menu especialmente criado para o desjejum, que oferece várias opções preparadas na cozinha no momento do pedido, como porções de pão de queijo, bagel com salmão defumado e cream cheese, ovo beneditino, croque-monsieur, tapiocas etc. Tudo isso faz parte do café da manhã, além do serviço de buffet com frutas, frios, sucos naturais, diferentes tipos de pães e bolos. O dia segue e o serviço de bar, com drinques e porções para compartilhar, pode ser pedido na praia ou na piscina. A porção de pastéis – perfeitos – traz dois tipos de recheio: palmito pupunha e queijo da canastra. Outra opção é a linguiça artesanal preparada em pedaços na grelha, mas que ganha um toque diferenciado ao ser servida sobre uma farofa crocante. Nas mesas ao redor da piscina, sempre com a mesma cortesia, é possível almoçar escolhendo entre algumas sugestões de um menu que inclui couvert, entrada, prato principal e sobremesa por R$ 85. Destaque para o delicioso feijão com arroz, nada convencional, criado pelo chef Murilo: feijão moyashi e arroz negro tostados com banana brûlée e ovo de gema mole.

feijão moyashi e arroz negro tostados com banana brûlée e ovo de gema mole

À noite, a proposta de ser um refúgio de alto padrão, não só para os hóspedes do hotel, fica ainda mais evidente nos agradáveis detalhes do ambiente do Guató Gastronomia e, principalmente, no requinte da apresentação dos pratos assinados por Murilo. Já nas entradas é impossível dizer qual é a melhor entre as três escolhidas: mini legumes assados (deliciosamente saborosos e crocantes), com molho gribiche (um tipo especial de molho preparado com gemas de ovos) e pó de azeitonas; um ravioloni (massa caseira, na espessura correta e al dente) de crustáceos com bisque e ovas de mujol; e vieiras (no ponto exato) da Ilha das Couves (também localizada no litoral norte de São Paulo) com purê de ervilhas e crispy de presunto Parma.

Entre os pratos principais do Guató, a sugestão de camarões grelhados, servidos com arroz negro e purê de cabotiá é perfeita. Combinação de sabores, texturas e cores não poderia ser mais acertada. Para finalizar, quatro opções de sobremesas. Na descrição do menu, o bolo de chocolate pode perder para uma inusitada torta de caipirinha – torta de limão com curd de cachaça. Excelente. Mas qualquer ser que goste de chocolate, mesmo sem ser um chocólatra, deve provar também o bolo. Trata-se de uma versão desconstruída, preparada com chocolate belga 70%, com caramelo e flor de sal. Imperdível.

Camarões grelhados com arroz negro

Enfim, se o sonho do empresário Carlos Alberto Pinto era abrir um hotel cuja personalidade reunisse requinte, conforto e um atendimento diferenciado, parece ter se concretizado. E talvez seus dois grandes acertos, que devem render muito sucesso ao empreendimento, estejam sob a batuta de dois jovens muito arrojados e competentes: a cozinha do Guató, sob comando do chef Murilo de Oliveira, e a gestão do hotel e treinamento da equipe do Maui sob a responsabilidade da jovem diretora Bruna Catharina Pinto.

Restaurante Guató – Hotel Maui Maresias – Entrada 14, número 19, Praia de Maresias, São Sebastião-SP. Tel.: (12) 3865-7121

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here