GOSTO na Festa do Vinho

0
494

Expositores, compradores, visitantes e organizadores aprovaram a 18ª edição da Expovinis, principal evento do setor de vinhos na América Latina, realizado em São Paulo de 22 a 24 de abril, no Expo Center Norte. A Revista GOSTO estava lá e nosso stand foi um dos mais badalados. Recebeu cerca de 350 pessoas por dia, entre leitores, profissionais da cozinha e anunciantes.
O espaço da Revista GOSTO, planejado pela decoradora Virgínia Lamarco, reuniu beleza e funcionalidade num só ambiente e foi considerado pelo público um dos mais bonitos da feira. Além de atender visitantes interessados em receber informações sobre gastronomia e vinhos, o espaço da revista se destacou pela concentração de pessoas que apareciam nos finais de tarde para provar as deliciosas receitas preparadas por três chefs de grande talento de São Paulo. No primeiro dia, a atração foi a cozinheira mineira Elzinha Nunes, que comanda a filial paulistana do conhecido restaurante da família, o Dona Lucinha.

Extremamente comunicativa, ela preparou pratos típicos mineiros, entre os quais, pão de queijo, linguiça com molho de rapadura e doce de leite de colher. No dia seguinte, a estrela do stand foi a simpática chef Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça. Ela serviu lanchinhos imperdíveis, além de uma bala de doce de leite que derretia na boca. No terceiro dia, Lamberto Percussi deu um show ao distribuir especialidades de sua irmã, a chef Sylvia Percussi, do restaurante da família, a Vinheria Percussi. Suas mini-bruschettas de berinjela estavam imperdíveis.

Visitaram o stand da Revista GOSTO, entre outros, Moacir Mazzarollo, do Ibravin; Sonia Vieira, da ViniPortugal; Luli Dias, da Epice; Bruno Rente, da Opal; Silvia Rozemblatt e Luiz Cegato Bartomeu, do Consulado Geral da Nova Zelândia; Socrates Patseas, do Empório Grego; Lucilene Almeida, do Rascal; Pasquale Mancini, do Terraço Itália; Heloísa Hermann Dallacorte, Paula Ramalho e Renato Rodrigues Rita, da Decanter; Douglas Coelho, da Ferrabela; Jane Pizzato, da Pizzato; Francisco Guedes, da Água das Pedras; e Oscar Paez, do ProChile.

Na grande feira paulistana, 435 marcas expositoras apresentaram seus vinhos para 10 mil pessoas. Foram abertas 60 mil garrafas. Mais do que os números, chamaram a atenção algumas novidades introduzidas pelos novos organizadores, a BTS Informa e o grupo francês Comexposium. Entre elas, a rodada de negócios com compradores latino-americanos e o nível mais qualificado dos visitantes. Teve também, pela primeira vez, a oferta de um transfer gratuito da estação de metrô mais próxima até o local da feira. “Estávamos com grande expectativa, por ser nossa primeira Expovinis e pelo fato de o mercado de vinhos ser complexo e muito especial”, comentou Clélia Iwaki, diretora da BTS Informa. “Felizmente, a resposta por parte dos expositores e parceiros foi muito  positiva.”

A complexidade a que ela se refere é motivada pela participação de pelo menos três grupos diferentes de expositores, com interesses nem sempre coincidentes. Os produtores nacionais desejavam divulgar seus rótulos e expandir os negócios. O objetivo das vinícolas estrangeiras — vindas de Portugal, França, Itália, Espanha, Chile, Argentina, Uruguai, África do Sul, Peru, China, Holanda e Polônia — era encontrar distribuidores de seus produtos no Brasil. As importadoras presentes pretendiam aproveitar a concentração de visitantes para consolidar a imagem das marcas que trazem.

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) comemorou o intenso movimento em seu stand, que reunia 20 empresas nacionais. “Notamos uma grande procura pelos produtos brasileiros, no mesmo patamar das vinícolas de outros países, sinalizando que estamos consolidando imagem e retomando espaço no mercado”, disse o vice-presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, enólogo da casa Dal Pizzol.

O representante da Wines of Chile, Alvaro Arraigada, estava igualmente otimista: “A maioria das vinícolas chilenas que vieram ao Brasil fecharam acordos comerciais ou regressaram com muitas perspectivas de negócios”. Como se vê, a grande feira paulistana alcançou muitos resultados positivos. A 19ª Expovinis já está sendo planejada e tem até data marcada: 22 a 24 de abril de 2015.