Onde está o melhor guioza do planeta?

0
1472

Duas cidades japonesas disputam o título de melhor guioza: 150 estabelecimentos especializados participam da batalha

Por Thiago Minami*

No Japão, duas cidades competem pelo título de capital do guioza: Utsunomiya, na província de Tochigi, e Hamamatsu, em Shizuoka. A briga é na quantidade, para ver quem consome mais. Em ambas, cada família gasta em média 100 reais por ano com o delicioso e suculento pastelzinho grelhado. Na qualidade, as coisas ficam subjetivas.

Não conheço os guiozas de Hamamatsu. Mas em Utsunomiya estão, sem dúvida, os melhores que já experimentei (e não foram poucos…). Que fique claro: guioza no padrão japonês, que é aquele grelhado e bem coradinho, fácil de comer numa bocada só. O pastelzinho original, feito na China, é cozido em água e só.

São mais de 70 casas especializadas em guioza em Utsunomiya, contra 80 em Hamamatsu. A competição para ver quem faz melhor é acirradíssima. Também nas variedades: tem até massa que leva chá verde.

top_img_main2
Dezenas de tipos de guioza em Utsunomiya, Japão

Depois de muitas provas, tenho o meu critério. O guioza perfeito é crocante por fora e suculento por dentro. Não pode ser oleoso. O recheio tem de ser leve, sem excesso de nirá (verdura chinesa que lembra cebolinha). A sensação, bem perigosa, é de que daria para comer uns 100 daqueles sem ficar com o estômago pesado. Na hora de comer, é só passar numa mistura com quantidade igual de shoyu e vinagre de arroz. Sozinho, o shoyu deixa salgado demais e rouba todo o sabor.

Em São Paulo o Lámen Kazu (R. Tomás Gonzaga, 51, Liberdade, tel.:(11) 3277-4286) faz bem o guioza. Só é preciso ter paciência com as filas. Já para quem vai ao Japão, tanto Utsunomiya quanto Hamamatsu são facilmente acessíveis de Tóquio.

*Thiago Minami é jornalista. Tornou-se o hashi mais rápido do leste ao longo de cinco deliciosos anos na Ásia, em países como Japão, China e Coreia do Sul. thiago@revistagosto.com.br

Este slideshow necessita de JavaScript.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA