O melhor cannoli de São Paulo está na Mooca

Tradição há décadas no bairro da Zona Leste de São Paulo, os famosos cannoli do “seu” Antônio são iguaria vendida exclusivamente nos jogos do Clube Atlético Juventus

0
4159

Há uma crença popular em São Paulo segundo a qual um dos requisitos para alguém ser paulistano de verdade é assistir a um jogo de futebol no Clube Atlético Juventus e, de quebra, saborear os cannoli vendidos por “seu” Antônio Garcia no pequeno, mas charmoso, estádio do time da rua Javari, no coração da Mooca, tradicional distrito de classe média alta  da Zona Leste da cidade.

Ambos valem a pena, até porque o doce de origem siciliana – tubinhos de massa doce fritos, recheados com creme de ricota ou de baunilha, às vezes doce de leite e chocolate – só é vendido enquanto a bola está rolando no gramado.

Responsável por essa relíquia gastronômica, o “moquense” (como se autodenominam os habitantes do bairro) Antônio Garcia, hoje rebatizado de Antônio Cannolli, dedica-se à atividade desde criança. Inicialmente, vendia cannoli nos campos de futebol de várzea que proliferavam na região. “Comecei aos dez anos”, revela.

Ele aprendeu a receita com a mãe e a prepara da mesma forma há mais de 50 anos. “A massa é à base da melhor farinha de trigo. Já o creme para o recheio pode ser feito com baunilha ou também com chocolate”, ensina “seu” Antônio. Nas vésperas dos jogos, ele recebe o reforço da mulher e da sogra, que o ajudam na cozinha. Não falta quem aponte os seus cannoli como os melhores da cidade. O curioso nessa história é que “seu” Antônio se tornou um profissional exclusivo dos cannoli. Antigamente, também vendia o doce nos estádios do Pacaembu e Morumbi. Agora, no entanto, a principal clientela são os torcedores juventinos que, mesmo não sendo milhares, a cada partida dão conta de centenas e centenas de canudinhos. “Já vendi cannoli para três ou quatro gerações de famílias”, diz. “Fazer esse doce é um dom que Deus me deu.”

Os cannoli do “seu” Antônio são tão bons que, segundo dizem, impressionaram o chef confeiteiro americano Buddy Valastro, ele mesmo, o “cake boss”, em uma de suas recentes passagens pelo Brasil. Fora dos dias de jogos do Juventus, podem ser encomendados diretamente ao “seu” Antônio.

ANTÔNIO CANNOLI

www.antoniocannoli.com.br, ocannoli@my.com, (11) 99330-6630 – Juventus: R. Javari, 117, Mooca, São Paulo – SP (apenas em dias de jogos)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here