É inegável. O centro da cidade de São Paulo tem seu charme, apesar de todas as questões de segurança e ocupação do espaço público que permeiam as ruas – ora vazias, ora nostálgicas – de bairros como República, Santa Cecília, São Bento e por aí vai.

A gastronomia, felizmente, tem ajudado e muito para a revitalização e ocupação do Centro. Muitos são os exemplos: desde os empreendimentos do casal Rueda, com o Bar da Dona Onça e a Casa do Porco, aos bares descolados como Ramona e Mandíbula, que atraem o público jovem.

Mas a nova atração – e que promete – é o Esther Rooftop, projeto dos irmãos Pierre e Olivier Anquier, bem ali na Praça da República. A vista panorâmica do décimo primeiro andar coloca a cidade como personagem principal da casa. O restaurante foi inaugurado na última segunda-feira (29) e está localizado no terraço do Edifício Esther – primeiro prédio modernista de São Paulo.

Menu do Esther Rooftop (foto: Reprodução)
Menu do Esther Rooftop (foto: Reprodução)

A pequena viagem ao tempo não passa muito do hall com cara de anos 30. Com projeto arquietetônico assinado por Herbert Holdefer (responsável por dar vida aos restaurantes Casa do Porco, Holy Burguer e La Peruana), o Rooftop é um lugar moderno, que remete mais a um lounge do que a um restaurante clássico.

O menu é executado pelo chef Benoit Mathurin, recém chegado de Paris, onde trabalhou em restaurantes Michelin consagrados. No Esther Rooftop, Benoit traz pratos descomplicados e que respeitarão a sazonalidade de cada produto. Entre os petiscos, que podem ser saboreados no bar, estão a bruschettas de shiimeji, pastéis chineses wonton recheados de camarão com frango e os moluscos com linguiça.

Com menos de uma semana de vida, o confit de bochecha de porco com batatinhas já é o prato mais indicado do restaurante, mas não tenha medo de provar o prato de miúdos, feito com rim e timo, que acompanha aspargos e purê de batata. Um prato com um nível de qualidade, segundo o próprio Olivier, difícil de encontrar até na França.

Ao pedir sugestões na hora da sobremesa, a casa indica o pain perdu, uma rabanada francesa com calda acompanhada de uma bola de sorvete. Uma escolha sem erro.

Varanda com vista panorâmica do Esther Rooftop (foto: Reprodução)
Varanda com vista panorâmica do Esther Rooftop. Edifício foi o primeiro o prédio modernista de São Paulo e o terraço já foi a casa de Olivier durante muitos anos (foto: Reprodução)

O Esther Rooftop também ganha pontos no bar, com drinques clássicos e releituras, como o Esther Mojito. Com uma varanda aberta, o restaurante será destino certo para aqueles que procuram petiscar ou beber algo quando as temperaturas começarem a subir.

Durante a semana, a casa também servirá menu executivo no horário de almoço (R$ 59 por pessoa). E aos domingos, um bufê de brunch (R$ 69 por pessoa).

O chef Olivier Anquier já tinha contado, em primeira mão, sobre este projeto para a edição de agosto da Revista GOSTO. Se você não leu a entrevista, confira aqui.

Esther Rooftop

Endereço: Praça da República, 80, República
Telefone: (11) 3256-1009
Horário de funcionamento: Seg. a sex., das 12h às 15h e das 18h às 23h. Sáb., das 12h à 1h. Dom., das 12h às 18h
+ infos: página do Facebook Esther Rooftop

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here