Royal Gourmet: ídolos da cozinha e truques criativos

0
1369

Cruzeiro temático da empresa Royal Caribbean terminou nesta sexta-feira com data já marcada para 2016 e aprovado pelos passageiros

*Por Suzane G. Frutuoso
Foto Divulgação

Novas ideias, truques criativos e muitas fotos com ídolos da cozinha. Os passageiros que participaram da segunda edição do cruzeiro temático Royal Gourmet, da Royal Caribbean, aprovaram a experiência de curtir todas as atrações do navio Splendour of The Seas, mas mais ainda graças às aulas-show e degustações de receitas, vinhos e drinks.

A viagem de sete dias partiu de Santos, litoral de São Paulo, e teve paradas em Buenos Aires, Argentina, e Punta del Este e Montevidéu, no Uruguai. Nos dias de navegação, contou com a programação focada em gastronomia. “Eu tinha pavor de como me sentiria no navio. As aulas e poder conversar com os chefs espantaram meu medo”, disse a aposentada Maria Edna Gerolin, 65 anos, de Santo André, São Paulo. Para a pensionista Olinda Gobbo dos Santos, 63, de Uberaba, Minas Gerais, os workshops ensinaram truques criativos. “E os chefs explicaram tudo bem direitinho. Quem gosta de cozinhar precisa viver essa experiência um dia.”

A comerciante Luciana Martinez, 38 anos, de São Paulo, que estuda para ser sommelier, só apontou um detalhe que acredita ser indispensável na próxima edição. “As degustações ficariam ainda melhores se houvesse harmonização com bebidas. Seria mais conteúdo, mais aprendizado.”

Sonho realizado

O time de chefs que acompanharam os mais de 2 mil passageiros no Splendour of The Seas era comandado por Mônica Rangel, idealizadora do Royal Gourmet, proprietária do restaurante Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, e jurada do programa Cozinheiros em Ação, do canal GNT. Junto com ela, estavam seu filho Dalton Rangel, chef e apresentador do programa Hoje em Dia, na Rede Record; o marido Claudio Rangel, sócio no Gosto com Gosto e fundador da Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça do Estado do Rio de Janeiro; a filha Gabriela e a neta Ana, de 3 anos, que já cozinha e, ao lado da mãe, ensinou outras crianças no navio a prepararem cookies.

Completam a lista o chef alemão e professor Heiko Grabolle, radicado no Brasil; a chef Angelica Vitali, especializada em gastronomia molecular; o chef Juarez Campos, do Oriundi Ristorante em Vitória, no Espírito Santo; a confeiteira Carole Crema, do La Vie en Douce, em São Paulo; o chef e empresário Edrey Momo, do restaurante Tasca da Esquina, São Paulo; e Rodrigo Martins, chef-executivo de diversas casas, como a paulistana Vino!.

Além de dicas para quem frequentava as aulas, os cozinheiros tiraram muitas fotos com os passageiros. “Te adoro, Carole”, disse a dentista paulista Virginia Haddad, 31 anos, ao pedir à chef patissier um retrato a seu lado. “Amo cozinhar. E estar aqui tão perto deles, com dicas exclusivas, é especial”.

Não ter ego inflado é um dos pré-requisitos de Mônica ao convidar um chef para participar do Royal Gourmet. “As pessoas chegam perto, pedem autógrafo, foto, mais algum detalhe da receita. Tem que estar disposto a esse contato”. Saber trabalhar em equipe também é essencial, diz ela, que criou o projeto há oito anos (este é o segundo ano do cruzeiro temático com a companhia Royal Caribbean).

Mônica contou à Revista GOSTO que o cruzeiro gourmet era um sonho de muitos anos. “Sonhei de verdade com isso ainda menina, logo depois que meu pai faleceu. Um pouco antes da morte dele, embarcamos em um cruzeiro”, disse a chef, que é mineira, autodidata, e aprendeu segredos da culinária com a mãe e avó. No último dia do Royal Gourmet, ela afirmou estar feliz com o resultado da segunda edição. “Mais gente participou das aulas e muitos passageiros embarcaram especialmente por ser temático de gastronomia”.

O próximo Royal Gourmet já tem data de partida marcada para 24 de janeiro de 2016 e será no navio Rhapsody of The Seas. Mônica espera realizar pelo menos dois eventos por ano e, quem sabe, uma versão internacional. No site www.royalcaribbean.com.br logo estarão disponíveis as informações e reservas de cabine da terceira edição.

*A redatora-chefe da Revista GOSTO viajou a convite da Royal Caribbean.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here