Segredos para fazer sucesso com um blog gastronômico

0
4520

Blogueiros de comida contam como levaram seus blogs gastronômicos ao sucesso e falam sobre como se relacionam com a cozinha.

Da Redação

Começar um blog é fácil. O difícil é fazê-lo dar certo: ou seja, conseguir que alguém acesso a página além dos pais e do melhor amigo.

Para saber como chegar lá, conversamos com três blogueiros de sucesso no mundo gastronômico. Eles também contam um pouco da vida particular – a relação com a cozinha e a pessoa por trás do blog.

+ São Paulo ganha armazém com delícias artesanais

+ Gastronomia na história é tema de curso na USP

O Fit Food Ideas, mantido por Babi Conte, de 25 anos, nasceu há pouco mais de um ano e já reúne mais de 120 mil seguidores no Instagram. O blog, criado para “desmistificar a imagem de que comida saudável não é saborosa”, apresenta opções gostosas e “dieteticamente” corretas ao leitores. Já o Cuecas na Cozinha e o Que Delícia mostram o talento dos garotos na cozinha. Confira:

Babi Conte – Fit Food Ideas

Perfil Babi Conte

Qual o segredo do sucesso do seu blog?

O sucesso é consequência da dedicação ao blog. É preciso estar sempre compartilhando informações que são relevantes para a sua audiência e isso envolve muita pesquisa e tempo. Além disso, é necessário compartilhar tudo de uma forma simples para que todos possam compreender. Ah, e faça tudo isso com muito amor que as coisas fluirão ainda mais!

Por que você gosta de cozinhar?

Gosto de cozinhar por dois motivos. O primeiro é a liberdade de poder criar o que quiser na cozinha. Deixo a inspiração me levar e não tenho medo de ousar nas misturas para encontrar novos sabores. O segundo é o prazer imenso que sinto em compartilhar com os outros a comida que preparo. Me enche de alegria ver as pessoas se deliciando com as minhas criações.

Quem é você na vida pessoal?

Sou uma pessoa inquieta. Gosto de fazer várias coisas ao mesmo tempo! Para mim relaxar é bater perna, descobrir novos restaurantes, exposições e ir ao cinema com amigos e família.

Cite uma das suas receitas preferidas do seu blog.

A minha preferida são os bolos de caneca, pois eles foram o que me salvaram no início da reeducação alimentar quando tinha vontade de comer doce! Comia todos os dia no café da manhã esse versão #fitdelideli (sem glúten & sem lactose). Coincidência ou não, ela é uma das receitas mais lidas do blog.

Alessander Guerra – Cuecas na Cozinha 

Qual o segredo do de sucesso do seu blog gastronômico?

O blog é o blogueiro, então para dar certo é preciso ter a cara de quem está por trás dele. Fundamental: fazer o que você gosta, o que entende, ser verdadeiro (para conquistar o respeito do seu público), ético (para conquistar o respeito dos profissionais do meio da gastronomia), original (o Cuecas na Cozinha está completando 8 anos – é um dos mais antigos na internet – e a cara, o jeitão, a linguagem dele, sou eu). O Alessander Guerra é o Cuecas na Cozinha e vice-versa, não dá pra descolar a imagem, entende? Inclusive tem bastante gente que brinca me chamando de Cuecas. Tipo assim, as pessoas me apresentam: “Esse é o Cuecas!” rs.

PAlessander Guerra_Cuecas na Cozinhaor que você gosta de cozinhar?

Duas coisas: primeiro porque eu gosto de comer, acho que isso é fundamental rs, e também gosto muito de receber amigos em casa, reunir todo mundo em volta do fogão e jogar horas de conversa fora.

Quem é você na vida pessoal?

Os leitores acham que eu como quilos de comida todos os dias rs. Aproveito a matéria para esclarecer que não, a maioria das vezes eu só provo o que estou publicando, senão, realmente, eu já teria explodido rs. Gosto muito de ler (até porque, como eu escrevo não só o Cuecas na Cozinha, como também livros, ler muito é fundamental), também sou apaixonado por cinema e teatro. E, como falei, adoro receber os amigos em casa. Amigos sempre por perto, é tudo de bom!

Cite uma das suas receitas preferidas do seu blog.

Nhoque com gorgonzola, damasco e nozes.

Junior Ferraro – Que Delícia

junior ferraro

Qual o segredo do sucesso do seu blog gastronômico? 

Esse ainda não descobri, mas o da torta de maçã é deixar as maçãs já açucaradas descansarem uma hora em temperatura ambiente, para perder a água, depois usar esse resíduo para fazer uma espécie de caramelo e misturar no recheio. Esse segredo é um sucesso, hahaha.

Por que você gosta de cozinhar? 

Me relaxa, me distrai, me faz feliz. E adoro pegar uma receita, testá-la, fazer dar certo e depois animar o leitor do blog a fazer o mesmo. Muita gente vem me dizer o quanto ficou feliz quando finalmente aprendeu a fazer ovo pochê, ou porque um bolo de morango do meu blog deu super certo.

Cite uma das suas receitas preferidas do seu blog.

De pratos, adoro o keema matar (uma receita paquistanesa, que leva carne moída, muitas especiarias e tomate, e vai bem até com pão) e o frango thai com curry, que é muito fácil mesmo. Dos doces, o campeão é o bolo naked de morango e a torta de maçã estilo americana.

Quem é você na vida pessoal?

Sou jornalista há 27 anos (12 de gastronomia), escrevi um livro sobre cinema e trabalho como publicitário há 3 anos. Amo cinema, vinho, ópera, José Saramago, Barbra Streisand, Family Guy, jogar paciência no iPad e ler bobagens na internet. Ah, sim, também sou bem humorado, bem ansioso e bem resolvido.

SEM COMENTÁRIOS