Seis bartenders classificados para a semifinal do Diplomático World Tourament

0
816

Torneio que vai escolher a melhor bebida feita com Rum Botucal levará um profissional da coquetelaria brasileira à Venezuela pela primeira vez. Nova seleção ocorre em 2 de março, na capital paulista

O Tatu Bar & Palco se transformou em uma arena de competições de bartenders na tarde da última segunda-feira (19), com apresentações dos selecionados para o Diplomático World Tourament, torneio que elege o melhor drinque feito com Rum Botucal. É a primeira vez profissionais da coquetelaria brasileira são escolhidos para a final do torneio que ocorre na Venezuela, em abril. O Rum Botucal, um dos mais sofisticados e premiados do mundo, é uma bebida obtida a partir do melaço de cana-de-açúcar e fermentada em alambique de cobre por 12 anos. No Brasil é importada com exclusividade pela Mr. Man. O júri avaliou os quesitos técnicos e sensoriais dos bartenders e dos drinque à base de Rum Botucal inscritos na competição.

2
O vencedor Fabio Olivera

Com o conceito de que “menos é mais, ao adicionar ingredientes que mantêm as características da bebida” e a ideia de “servir uma dose de rum para quem gosta de rum”, o bartender Fabio Olivera, do restaurante peruano Suri, foi o vencedor da primeira semifinal do campeonato. Autor do drinque Servicio Perfecto, Olivera é argentino, nascido na cidade de Buenos Aires, e barman há 11 anos, sendo oito deles exercendo a profissão no Brasil.

O drinque de sua autoria apresentou as características mais autênticas dessa fase da competição e foi elaborado com 70 ml de Rum Botucal, mel amburama, zets etwist de laranja-bahia, gotas de café (infusão de grãos das variedades mundo novo e bourbon amarelo, 100% arábica, da região do Sul de Minas Gerais, com moagem fina para café expresso) e finalizado com uma amêndoa defumada, proporcionando mais aroma ao coquetel.

Os bartenders Marcos Néia da Costa, do Lemonade Bar, Marcelo Serrano, doBrasserie des Arts, Fabio LaPietra, do Subastor, Marcelo Vasconcelos, da Casa 92 e Vinicius Gomes, do Beato, também estão entre os seis classificados para a segunda fase da semifinal, que acontece em 2 de março, em São Paulo.

Próximas etapas

No dia 26 de janeiro, serão selecionados mais seis bartenders no Rio de Janeiro, que também disputarão vaga para a seleção seguinte. Na segunda fase da semifinal (2 de março), os candidatos do Rio e de São Paulo irão disputar apenas uma vaga para o barman que representará o Brasil na final internacional que ocorrerá em 15 abril, na Venezuela.

Para Diego Man, diretor da Mr. Man, que garimpa as bebidas em eventos internacionais, como em Berlim, na Alemanha, onde é realizada a maior feira de coquetelaria do mundo, a semifinal do Diplomático World Tourament foi acima da expectativa, tanto pelo número de bartenders inscritos, quanto pelo de público que assistiu as apresentações. “Na final, espero encontrar mais feras da coquetelaria brasileira e tenho certeza de que  teremos um ótimo representante na Venezuela”.

O finalista irá visitar a destilaria onde o rum é produzido, acompanhando o processo de produção e os segredos do licor. Além disso, também irão conhecer o Morrocoy National Park e aproveitar as festas e jantares especiais nas praias e nas pequenas ilhas.

SEM COMENTÁRIOS