Tours gastronômicos para tempos de dólar alto

0
1266

Esqueça os outros continentes – com o real desvalorizado, as melhores opções para tours gastronômicos estão aqui mesmo, na América do Sul.

Em tempos de real desvalorizado, fazer grandes tours gastronômicos em outros continentes ficou um pouco mais difícil. Para não ter de abandonar os planos para as férias, a consultora Daniela Hispagnol, da Gouté – Gourmet Travel Experience, sugere opções em Brasil, Uruguai e Argentina com tours acompanhados por guias especializados, bebidas e comidas relacionadas ao local da visita e hotéis de qualidade. Os valores ficam a partir de R$500 por dia para o Brasil e a partir de 500 dólares por dia para os nossos vizinhos.

TOURS BRASILEIROS

Bahia: DO CACAU AO CHOCOLATE

_MG_4177

Se o cacau brasileiro já foi considerado de baixa qualidade, hoje o cenário está mudando. Na Bahia, os produtores estão investindo em técnicas mais avançadas para obter chocolate apto a competir com os estrangeiros. Este tour de mais ou menos cinco dias é acompanhado pela confeiteira Juliana Motter, da Maria Brigadeiro, e acompanha cada etapa do processo produtivo. Oferece jantar com um produtores de cacau premiados, visita à fazenda e degustação de todos os tipos de cacau cultivados na região.

Mococa: ISSO É CAFÉ

intFAF (6 de 10)

Visita à Fazenda Ambiental Fortaleza, aberta em 1850 e administrada pela terceira geração de seus fundadores. Localizada em Mococa, na divisão entre São Paulo e Minas, tem uma área de 1mil hectares, com altitudes que variam entre 800 e 1,1 mil metros. A fazenda tem como produto principal o café natural, que é uma variação do café orgânico. A ideia é mostrar como uma propriedade rural pode ser produtiva e ecologicamente correta. Participa da visita o jovem Felipe Croce, membro da família responsável por pesquisas e controle de qualidade.

fafblog

Tiradentes: HISTÓRIA E COMIDA BOA

16

Sede de um grande festival de gastronomia, Tiradentes oferece a oportunidade de conhecer a história do Brasil e, ao mesmo tempo, acompanhar a produção de um dos nossos produtos mais tradicionais: a cachaça. A visita é ao Alambique Engenho Boa Vista, de quase 300 anos de idade, que produz a Cachaça do Século XVIII na cidade de Coronel Xavier Chaves. Ao final, uma oficina de gastronomia mineira no restaurante Santíssima Gula: é comfort food com ingredientes mineiros.

TOURS INTERNACIONAIS

Mendoza: VINHOS DO NOVO MUNDO

visitas10

As vinícolas de Mendoza estão entre as melhores da Argentina – e, pouco a pouco, também do mundo. Lá estão nomes como a família Catena e a Ruca Malen. O roteiro acompanhamento de anfitrião e almoços nas vinícolas, com degustação em todas elas. Também visita à cidade de Tupungato, no Valle del Uco, e aos vinhedos de Luján de Cuyo.

Uruguai: AZEITES E VINHOS

img_6744

Na região de José Ignacio, no Uruguai, são especiais os vinhos e os azeites. A produção simples e artesanal é acompanhada de degustações com pão caseiro à beira do forno a lenha. No vilarejo de Pueblo Garzon, o restaurante/hospedaria de Francis Mallman atrai visitantes em busca de sossego e boa comida. Para completar, passeios de canoa e cavalgadas. Passeios de canoa e cavalgadas que transformam os fins de tarde em realizações de sonhos simples, os quais temos poucas oportunidades de realizar, sonhos em paisagens que enriquecem a alma.