Por Alessandra Sayers

Além de ser aniversário da cidade de São Paulo, na próxima quinta-feira, 25 de Janeiro, o famoso Mercado Municipal, apelidado carinhosamente de Mercadão, completa 85 anos!

O prédio, um dos ícones do centro da cidade, apresenta fachada neoclássica, colunas gregas e vitrais que chamam a atenção por permitir a entrada de muita luz natural e mostrar imagens que retratam a vida dos colonos.

Na época, o projeto foi desenvolvido por um dos mais renomados escritórios de arquitetura do país, o do engenheiro Francisco de Paulo Ramos de Azevedo, responsável também pelos belíssimos prédios do Teatro Municipal e Pinacoteca. Só esse conjunto arquitetônico, para mim, já vale um passeio pelo centro da cidade.

Hoje, o Mercado Municipal de São Paulo ocupa 12.600 metros quadrados, possui dois andares, conta com aproximadamente 1500 funcionários, 290 boxes (barracas) e recebe semanalmente cerca 50 mil pessoas. Números bem altos, não é mesmo?

Lá você encontrará frutas exóticas, provará queijos desconhecidos, azeitonas chilenas, peixes frescos, temperos e degustará alguns de seus clássicos lanches, como o sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau! Acho impressionante como o mundo inteiro parece se reunir e se espremer entre os boxes do Mercadão, que reúne sabores e aromas variadíssimos.

Pensando nisso, selecionei quatro das minhas barracas favoritas, nas quais você poderá provar e levar ingredientes para casa. Depois tanto andar, uma dica de onde eu costumo ir quando a fome aparece! Confira a seguir:

1

Queijos Roni

Uma das estrelas do mercadão, esta barraca de imigrantes italianos oferece diversos tipos de queijos, produzidos pela família desde 1889. Experimente a ricota de cremosidade ímpar e o inusitado queijo cacciocavallo, cujo sabor transita entre uma muçarela e um provolone. Não deixe de levar para a casa a manteiga Roni, vencedora de vários prêmios. Ela é leve, cremosa e faz qualquer receita brilhar mais!

Clique aqui para a receita do meu “Fettuccine Alfredo” que leva manteiga como um dos seus principais ingredientes.

Onde: Rua F, boxes 1 e 5

2

Empório Chiappetta

Considero esta a banca mais sofisticada do Mercado Municipal de São Paulo, também fundada por italianos e com mais de um século de tradição. O Empório Chiappetta oferece todas as delícias de um empório, como frutas secas, castanhas, embutidos, azeites, azeitonas e temperos diversos. Um lugar perfeito para encher a despensa de casa. Seus pratos nunca mais serão os mesmos depois destes temperos.

Onde: Rua G, box 8

3

Casa da Moça

Trata-se de uma barraca coloridíssima, lindamente montada com frutas tradicionais e exóticas. Você vai encontrar os maiores morangos vermelhos da sua vida, vai poder provar duas qualidades de pitaya (fruta típica da China) e conhecer cinco tipos de lichias! Ah, não esqueça de experimentar as tâmaras, extremamente doces e quase do tamanho da palma da mão, são divinas!

Onde: Rua J, boxes 5 e 7

4

Jamoneira Santa Thereza

Se você, como eu, gosta de embutidos espanhóis, como o presunto pata negra, esta barraca é para você! Aqui, o proprietário é o Sr. Francisco. Ele oferece fatias finas da iguaria para os visitantes que derretem na boca, extremamente saborosas! É, com certeza, um dos melhores da cidade.

Onde: Rua F, box 19

5

Bar do Mané

Agora, com as compras feitas, é hora de lutar por um lugarzinho para comer. No andar térreo, come-se em pé, mas se você busca mais conforto, o mezanino oferece mesas e cadeiras – mas atenção, as filas são bastante concorridas e podem ser bem demoradas aos fins de semana.

O Bar do Mané é um clássico do mercadão. Fundado por dois irmãos padeiros, começou a vender lanches em 1933. Graças a um cliente assíduo, que sempre pedia mais recheio em seu lanche, o bar resolveu incluir o super sanduíche em seu cardápio e acabou virando febre entre os visitantes e conhecidos. Hoje, o lanche tradicional tem em média 350 g de mortadela Ceratti fatiada e é montado na hora. “O pão serve só para não sujar os dedos”, brinca Marco, um dos proprietários.

Onde: Rua J, boxes 5 e 7

Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão)
Rua Cantareira, 306, Centro, São Paulo – SP. Tel.: (11) 3313-3365
Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 6h às 18h. Domingos e feriados, das 6h às 16h. Metrô mais próximo: São Bento

Site: http://www.oportaldomercadao.com.br/ 

Facebook:www.facebook.com/portaldomercadao

Instagram:@mercadaosaopaulo


Alessandra Sayers é formada em publicidade, mas sua verdadeira vocação é viajar e cozinhar. Já morou na Austrália e na Inglaterra, além de viajar pelo mundo, e voltou para o Brasil há sete anos, quando lançou o @QueDili, um Instagram voltado para a gastronomia que já possui mais de 80 mil seguidores. Em sua coluna no Portal GOSTO, Alessandra falará sobre o universo da gastronomia e tudo que envolve o lifestyle de quem, assim como ela, ama comer e beber bem.

Siga a GOSTO no Instagram: @RevistaGosto

Siga a Alê Sayers no Instagram: @Quedili

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here