Por André de Almeida e Flávio Albertotti

Éramos 10 amigos. Havíamos nos conhecido pelo Instagram, sempre tendo vinho e comida no centro das discussões. Apesar de os interesses serem iguais, cada um tem seus compromissos sociais, profissionais e pessoais. A vontade de compartilhar momentos enogastronômicos existia, mas a probabilidade de um encontro dar certo era ínfima. Sexta, sábado, domingo? Esquece… Os dias livres nunca batiam. Que tal segunda-feira? Um dia mais tranquilo, no qual geralmente estamos em casa nos recuperando do fim de semana passado, ou seja, um dia inútil. Assim, a segunda-feira foi o dia escolhido e, em Janeiro de 2017, foi criada a Confraria de Segunda.

Dia decidido, grupo de mensagens criado, tudo pronto! Hora de ir para a melhor parte: a escolha dos restaurantes. Opa! Achávamos que já tínhamos vencido o maior desafio, mas encontrar restaurantes bons, que abram às segunda-feiras e que tenham serviço para receber uma dez pessoas não foi uma tarefa muito fácil.

Depois de uma boa busca, encontramos o que há de melhor na cidade para o dia e ocasião que precisávamos. Para compartilhar com vocês, listamos abaixo cinco dos restaurantes que acolheram a confraria de segunda e o que cada um deles oferece de melhor.

1Santo Colomba

Spaghetti al vongole

Excelente restaurante italiano tradicional, é comandado pelo chef Alencar. Tem um ambiente austero, repleto de clientes cativos. O destaque fica para as massas feitas ali como o trenete, bem como para o famoso e delicioso arroz de pato. Repare no bar, que era do antigo Jockey Clube.

Santo Colomba: Alameda Lorena, 1157, Jardim Paulista, São Paulo – SP. Tel.: (11) 3061-3588.

2Pomodori

Cacio e Pepe

Esta casa têm pratos italianos com toques contemporâneos feitos pela chef Tássia Magalhaes. O menu degustação vale muito à pena. Destaques para o caccio e pepe (foto) e para o famoso bolo de chocolate de sobremesa, irresistível para os chocólatras.

Pomodori: R. Dr. Renato Paes de Barros, 534, Itaim Bibi, São Paulo – SP. Tel.: (11) 3168-3123.

3Marcel

Soufflé de queijo gruyère

Este restaurante francês ficou famoso pelos suflês, mas apresenta um menu bem completo. Uma sugestão é degustar do máximo da criatividade do chef Rafael Despirite no menu degustação. Lembro até hoje das uvas congeladas com leve toque de baunilha, do foie gras e do clássico molho Bernaise, um dos melhores que tem por aí.

Marcel: R. da Consolação, 3555, Cerqueira César, São Paulo – SP. Tel.: (11) 3064-3089.

4Micaela

Risotto de tucupi com costelinha de tambaqui

A casa tem um ambiente simples e faz comida brasileira simples executada com perfeição. Comece com os pastéis com gema de ovo e farofinha e o biscoitão de carne seca. O simpático chef Fabio Vieira está sempre circulando pelo salão, e arrasa nos pratos principais. Seja um simples picadinho com ovo, sejam os ótimos pratos de peixe regionais, vale experimentar. Outra dica é uma degustação de nove pratos com vinhos Riesling: inesquecível!

Micaela: R. José Maria Lisboa, 228, Jardins, São Paulo – SP. Tel.: (11)3473-6849.

5Aranda

Paella mista com frutos do mar

Este restaurante espanhol tem bons frutos do mar e carnes grelhadas, assim como uma grande variedade de tapas para iniciar o jantar. Não deixe de provar a paella e os arrozes. Boa carta de vinhos da sommelière Gabriela Frizon, e bons drinks. O serviço é sempre atencioso.

Aranda: R. Amauri, 328, Jardim Europa, São Paulo – SP. Tel.: (11) 3662-0103

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here