Outubro é o mês do Halloween, típica festa norte-americana famosa pelos doces ou travessuras, fantasias e histórias de terror. Para a GOSTO, não há forma melhor de celebrar a festividade do que comer uma gostosura típica da terra do Tio Sam. Bolo Red Velvet, Cheesecake ou Brownie: escolha seu favorito, conheça a história e aproveite nossa indicação para degustar a delícia!

Bolo Red Velvet

(foto: divulgação)

As receitas gastronômicas sempre estão intimamente atreladas ao momento histórico em que foram criadas. Com o bolo Red Velvet não poderia ser diferente. Durante a Segunda Guerra Mundial, houve um forte racionamento de alimentos, e a beterraba passou a ser utilizada em massas de bolos nos Estados Unidos por ser rica em ferro e açúcares. Com isso, o bolo de tom avermelhado se popularizou. Passado o momento de aperto, a empresa texana Adams Extract passou a produzir extratos e corantes do mesmo tom, que substituíram a beterraba anteriormente utilizada. O sucesso se concretizou quando o hotel de luxo Waldorf-Astoria, em Nova York, passou a servir uma versão aprimorada da receita.

No Brasil, passou a fazer sucesso recentemente, mas a Genoveva Doçaria tem uma versão de sucesso que leva, além do recheio de creme de cream cheese, fina camada de chocolate branco.

Genoveva Doçaria: Alameda Itu, 1306, Jardins, São Paulo – SP. Tel.: (11) 3062-0775

Cheesecake

foto: divulgação

A combinação de frutas com algum tipo de torta de queijo não é tão recente: Alan Davidson, organizador da enciclopédia The Oxford Companion to Food, escreve que o livro romano DeRe Rustica, escrito por Cato no século II a.C, tem uma descrição de algo que se assemelha à essa ideia.

Uma cheesecake como conhecemos hoje, no entanto, parece ter surgido nas delicatessens de judeus nos EUA, especialmente em Nova York, no século XIX. Foi em meados dos anos 1880 que a Empire Cheese Company, que existe desde 1870, lançou seu cream cheese industrializado. Tratava-se de uma mistura de gordura de leite, leite e cultura de lactobacilos. Um dos primeiros restaurantes a usar o produto numa cheesecake foi o Reuben’s Restaurant, em Nova York, em 1928. Lá, tiveram a ideia de acrescentar uma bolacha à base da mistura para fatiar de forma mais fácil.

A partir daí, as invenções não pararam mais, e morango, frutas vermelhas, limão e até doce de leite são opções para a cobertura da massa. A sobremesa da Suave Sabor, doceria fundada em 1989 no bairro do Tatuapé, é descrita como uma torta cremosa de queijo com calda de frutas vermelhas ou morango.

Suave Sabor: R. Antônio Camardo, 700. Tatuapé, São Paulo – SP. Tel.: (11) 2227-8700

Brownie

(foto: Henrique Peron)

A deliciosa sobremesa consiste em um bolo de chocolate partido em quadrados com pedaços de nozes na massa. Surgiu em 1893, na cozinha do hotel Hilton Palmer House, em Chicago. Bertha Palmer, mulher do idealizador do hotel, pediu ao chef de cozinha que criasse uma sobremesa fácil para a Columbian Exposition World’s Fair. A receita agradou tanto que é um marco orgulhoso na história da rede de hotéis.

Em São Paulo, a Davvero serve como fatia ou acompanhado de gelato.

Davvero: Rua Pais de Araújo, 129, Itaim Bibi, São Paulo – SP. Tel.: (11) 3881-6552

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here